São Paulo, sábado, 10 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnico defende bonde elétrico

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

Trens, metrôs e bondes são os melhores meios de transporte públicos para a UITP (União Internacional de Transportes Públicos).
"Bondes elétricos não poluem, transportam ao menos 50 pessoas e têm manutenção de baixo custo. São a solução ideal para o transporte urbano em países com poucos recursos", disse o belga Pierre Laconte, secretário-geral da UITP.
O trem ainda é considerado o meio de transporte mais seguro. Cerca de 1,2 milhão de pessoas morreram em acidentes rodoviários em 22 países europeus entre 80 e 90 -676 mil em acidentes com carros particulares e 5.500 em choques com ônibus e trens.
Para Johannes Rat, coordenador da UITP, o tamanho da cidade não deve ser utilizado como pretexto para que governos desistam de resolver os problemas de trânsito.
Rat cita três megacidades (mais de 10 milhões de habitantes) que reduziram o trânsito melhorando o transporte público e criando incentivos para a população deixar o carro em casa: Seul (Coréia do Sul) Osaka e Tóquio (Japão).
Entre as de porte médio (mais de 1 milhão de pessoas), Curitiba (Brasil), Copenhague (Dinamarca) e Cingapura (Cingapura) foram citadas. "Em Copenhague você leva 19 minutos do aeroporto ao centro a qualquer hora, mesmo no rush."
Segundo a UITP, existem cerca de 500 milhões de carros no mundo. Em 2010, a previsão é de que a frota chegue a 755 milhões.
(DF)

Texto Anterior: Cidades devem dificultar uso de carros
Próximo Texto: Prefeitos querem autonomia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.