São Paulo, sábado, 10 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme de Barreto estréia com sucesso nos EUA

EDIANA BALLERONI
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE MIAMI

O diretor brasileiro Bruno Barreto estreou com sucesso, nos Estados Unidos, o seu filme "Carried Away" (ser arrebatado, em tradução literal).
"Carried Away" teve sessão lotada no Festival de Cinema de Miami. O público aplaudiu o filme entusiasticamente ao fim da apresentação e as primeiras críticas locais foram favoráveis ao diretor.
Dennis Hopper é a estrela do filme. No papel do claudicante fazendeiro/professor Joseph Svenden, ele cativa não só a jovem Catherine, mas também a platéia.
Hopper -que já havia trabalhado com Bruno Barreto em "The Heart of Justice"- teve de brigar pelo papel. Barreto não estava convencido de que ele -um eterno "bad boy", vilão em seus mais conhecidos filmes- era a pessoa adequada para interpretar Joseph.
Quando Dennis Hopper leu o roteiro, ele foi a Barreto e disse que era um dos melhores que já havia lido. Disse que estava cansado de interpretar vilões -e queria o papel de Joseph para ele.
Barreto resistiu em princípio, mas acabou cedendo. Hoje ele diz, sem reservas, que foi uma das melhores decisões que já tomou.
Depois de alguns trabalhos mal recebidos nos EUA ("Assassinato sob Duas Bandeiras", "The Heart of Justice"), Barreto desenha neste novo filme um fino equilíbrio entre roteiro, fotografia e direção. "Carried Away" baseia-se no livro "Farmer", do novelista Jim Harrison ("Legends of the Fall", "Revenge"). Foi adaptado para a tela por Ed Jones, que já havia realizado outros trabalhos sem muita projeção ("Sexual Healing", "Soul Survivors").
O filme conta a história de um fazendeiro (Joseph Svenden/Hopper) de 47 anos que vive com sua mãe doente. Joseph faz o que é essencial em sua fazenda e dá aulas em uma escola local para uma classe de segundo grau. Está prestes a perder o direito de lecionar por não ter obtido os diplomas necessários para isso. Joseph namora Rosealee Henson/Amy Irving -na vida real, mulher de Bruno Barreto. Ela é sua namorada de infância que se casou com um amigo de Joseph. Seu marido morreu na Guerra da Coréia e Rosealee e Joseph lecionam na mesma escola e mantêm uma relação sem surpresas.
A pacata vida desses cidadãos do meio-oeste americano começa a mudar quando Joseph recebe uma nova aluna, Catherine Wheeler, interpretada por Amy Locane.
Linda, loira, esfuziante nos seus 17 anos. Catherine inicia um romance com Joseph. Os personagens começam a ter suas emoções arrebatadas a partir daí.
A direção de fotografia ficou a cargo de Declan Quinn, o mesmo de "Despedida em Las Vegas", forte cotado ao Oscar. As locações de "Carried Away" foram todas feitas no Texas. Quinn se inspirou na obra de três diferentes artistas -os pintores Andrew Wyeth e Billy Morrow Jackson, que retrataram paisagens do meio-oeste americano, e a fotógrafa Dorothea Lange.

Texto Anterior: Loreena McKennit lança 6º CD
Próximo Texto: Dance music cresce e ganha espaço no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.