São Paulo, sábado, 10 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Negociador americano decide ir à Bósnia para tentar salvar acordo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O subsecretário de Estado dos EUA Richard Holbrooke anunciou que vai fazer uma viagem de emergência à Bósnia e que considera o acordo de paz de Dayton, intermediado por ele, em situação de perigo.
A crise se tornou mais intensa anteontem, quando os sérvios da Bósnia ameaçaram prender cidadãos bósnios, em uma represália à prisão de soldados seus.
O primeiro ato efetivo de retaliação veio no final da tarde, quando quatro não-sérvios foram agredidos em Ilidza, bairro de Sarajevo sob comando sérvio.
As autoridades civis sérvias de Sarajevo desafiaram as ordens do comandante Ratko Mladic e mantiveram aberta a fronteira entre os territórios sérvios e muçulmano-croata, e os civis continuaram circulando. "A fronteira não será fechada", disse o prefeito sérvio da cidade, Maksim Stanisic.
O príncipe britânico Charles visitou Sarajevo ontem e se mostrou horrorizado com a destruição.
Sua visita se concentrou na biblioteca, um prédio do século 19 cuja cúpula foi destruída.
Em 1914, o arquiduque austro-húngaro Francisco Ferdinando havia acabado de deixar o local quando foi assassinado. O crime detonou a Primeira Guerra.

Texto Anterior: Conheça as causas do conflito na Irlanda do Norte
Próximo Texto: Taiwan acusa China de mover tropas; Direitista italiano vê fracasso de governo; Morto gerente do Bundesbank na Itália; A FRASE; Premiê japonês marca reunião com Clinton; Mortos por cheias nos EUA chegam a 4
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.