São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apenas 2% são a álcool

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A fabricação de veículos a álcool equivale a 2% do total, a menor porcentagem da história. Em 86, no auge do Proálcool, a participação era de 95%. A frota de carros a álcool é de 4,2 milhões.
O Proálcool foi criado em 75 pelo presidente Ernesto Geisel, dois anos após a primeira crise do petróleo.
O decadência do programa ocorreu quando o governo diminuiu os incentivos à produção de cana-de-açúcar para fabricação de álcool. O programa decaiu ainda mais quando os preços do petróleo voltaram a se estabilizar. Em 91, foi extinto pelo presidente Fernando Collor.
Um dos piores momentos do Proálcool foi em 89, quando a falta do combustível causou uma queda nas vendas de carros a álcool, passando de 61% para 15%.
A fabricação do combustível fica a cargo de 346 indústrias, absorvendo 62% da cana. A produção prevista para a safra 95/96 é de 13,1 bilhões de litros de álcool.

Texto Anterior: Combustível pode ter Imposto Ambiental
Próximo Texto: Exemplo americano; Por conta própria; Fechando o cerco; Consciência de classe; Pagando a conta; Enquanto isso...; Na mira; Com tempo; Sem pressa; Tapete estendido; Adaptação regional; Como dantes; Arrendamento bilionário; Outro veículo; Comercialmente incorreto; Novas paisagens; Cada um por si; Parcela agregada; Explorando a marca; Sem incentivo; Com intermediário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.