São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perfil do candidato é rigoroso

DA REPORTAGEM LOCAL

Experiência não é o único pré-requisito que conta para o executivo com mais de 40 anos sair vitorioso de um processo de recrutamento e seleção. Pelo contrário.
Para obter qualificação, os quarentões precisam se encaixar em um perfil rigoroso. Sem as características exigidas pelo mercado, nada feito. "Nem adianta tentar um alto posto porque não vai conseguir", alerta Simon Franco.
Inglês fluente -escrito e falado- é fundamental. Hoje, as empresas, de olho no Mercosul (Mercado Comum do Sul, que reúne Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), também pedem espanhol.
O executivo precisa ainda dominar informática -"Windows" e "Excel" (confira o perfil do quarentão no quadro à pág. 6-1).
No campo psicológico, capacidade de liderança e de enfrentar mudanças, além de alto poder de comunicação, são fundamentais.
Cultura geral é outro item analisado. "É importante estar informado sobre vários assuntos. Nunca se sabe quando isso vai ser útil", afirma Dias de Carvalho.
Na opinião do executivo Vlademir Castanheiro, 43, o fato de ele dominar inglês, espanhol e informática foi fundamental para obter o cargo de diretor na Marfinite, no mês passado. "As empresas estão cada vez mais exigentes."

Texto Anterior: Mercado de trabalho tem realidades diferentes para homens e mulheres
Próximo Texto: Mercado geral reajusta 1,5%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.