São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo de jovens joga por prazer em Itapevi

EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Jogar basquete por prazer, não importa em que condições, é o desafio de jovens da região de Itapevi (37 km a oeste de São Paulo).
Hoje eles aproveitam o domingo para jogar e, à noite, devem acompanhar o All-Star Game, pela TV.
O grupo participa de "rachas" de basquete, na quadra da avenida Pedro Paulino, na Cohab 1, em Itapevi. Vários deles vivem na Cohab, outros são de cidades próximas, como Jandira e Carapicuíba.
As condições para a prática de esporte no local são extremamente precárias. A quadra tem apenas uma tabela, com aro sem rede.
O ginásio, ao lado da quadra, está semidestruído e abandonado.
"Sempre tem gente aqui. O pessoal chega à tarde, depois do serviço. No fim-de-semana ferve", afirmou Leandro José da Silva, 21.
Ele é atleta "federado", ou seja, participa de jogos da Federação Paulista de Basquete. Atua na A-2, uma espécie de segunda divisão.
Há vários federados.
O maior incentivador dos "rachas" é famoso. Trata-se de José Augusto L. Filho, 25, o Easy Jay, líder e vocalista do grupo de rap Comando DMC (Defesa do Movimento Consciente).
"Sou da zona sul de São Paulo, mas aqui tenho amigos, basquete e não tem violência", disse Easy Jay, que joga desde 91, motivado pela onda da NBA.
Júlio César André, o Julião, 23, estudante de Educação Física, incentiva o basquete na região.
"Sou contratado da Prefeitura de Jandira como professor de basquete, mas gosto de trabalhar também em Itapevi, embora a prefeitura daqui não dê incentivo. Meu negócio não é dinheiro, é ver evoluir", falou.
(EA)

Texto Anterior: Garnett, 19, festeja carro
Próximo Texto: Vôlei de praia escala dunas pelo ouro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.