São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obras seguem passos de Prestes

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Luís Carlos Prestes foi a partir dos anos 30 apenas o grande "subversivo" para a historiografia oficial. Três outros lançamentos fornecem uma visão alternativa e complementar sobre seu papel em episódios importantes da vida republicana.
O primeiro deles, de autoria de sua filha, Anita Leocádia Prestes -"Uma Epopéia Brasileira, a Coluna Prestes", retoma com linguagem didática o trabalho que a mesma historiadora publicou há seis anos.
Os dois outros livros tratam da insurreição comunista de 1935. "Natal - o Primeiro Ato da Tragédia", de Homero Costa, retoma tese de doutorado na Universidade de Campinas sobre o levante na capital do Rio Grande do Norte, a única que efetivamente permaneceu em mãos dos insurretos da ANL (Aliança Nacional Libertadora).
"Pão, Terra e Liberdade", em suas 586 páginas, volta ao mesmo tema sob a supervisão da historiadora Marly Vianna, no quadro do projeto "Memória do PCB". Seu grande mérito está em abastecer a visão de que a ANL possuía uma dinâmica política própria e que não atuou como mero tentáculo de Moscou.
A pesquisa, montada em cima de documentos inéditos, foi patrocinada pela Universidade Federal de São Carlos e pela Biblioteca Nacional. Para os interessados, é uma referência bibliográfica obrigatória.
(JBN)

Texto Anterior: AS OBRAS
Próximo Texto: A quimera natural
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.