São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisador cria gramática de língua cigana

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O linguista Dietger Halwachs está preparando na Áustria a primeira gramática e o primeiro dicionário da língua dos ciganos centro-europeus.
Halwachs codifica, desde 1993, a língua dos ciganos da região austríaca de Burgenland, próxima à fronteira com a Hungria, transmitida até agora só pela tradição oral.
Numa primeira fase, ele aplicou 400 questionários aos ciganos para averiguar empiricamente sua atitude em relação à própria língua.
Quando não existe na língua cigana a palavra para expressar determinado conceito, Halwachs inventa uma nova e a submete à aprovação dos ciganos. Em caso positivo, o novo vocábulo pode vir a se incorporar ao dicionário, que já tem cerca de 2.000 verbetes.
O linguista trabalha com uma equipe de 12 colaboradores (seis deles ciganos), que se dedica a recolher, transcrever e traduzir ao alemão contos e lendas ciganos.

Texto Anterior: A revolução dos porquinhos
Próximo Texto: O TORPOR DO CAPITALISMO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.