São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 1996
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Criança prefere programa de adulto

ELAINE GUERINI
DA REPORTAGEM LOCAL

As crianças se interessam mais por novelas, telejornais e seriados do que por programas infantis. Essa é a conclusão de recente pesquisa de audiência realizada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística).
Segundo o levantamento, "A Comédia da Vida Privada", da Globo, foi o programa mais visto pelo público infantil no período de 9 de outubro a 5 de novembro de 95 -com 27% de audiência (veja quadro ao lado).
A pesquisa foi realizada na Grande São Paulo, com crianças entre 2 e 9 anos. O público nesta faixa etária é estimado pelo Ibope em 2.572.489 -o que representa 17.11% da população.
Na segunda posição na pesquisa, está a novela "A Próxima Vítima" (que ainda estava no ar) e, na terceira, o seriado "As Aventuras do Superman", ambos da Globo.
O primeiro programa infantil só aparece na 22ª posição: "Chapolin", do SBT, com 12%. Até o espaço reservado ao horário político conseguiu um maior índice de audiência no período (com 16%).
"Isso acontece porque as crianças ficam mais em casa à noite e costumam assistir à TV com os pais", diz Flávio Ferrari, 36, diretor de mídia do Ibope. "A pergunta é se elas estão ou não prestando atenção", completa.
Segundo a psicóloga infantil Rosângela Mormillo, 36, a criança até pode prestar atenção nos programas, mas ela assimila a informação de uma forma diferente.
"Quando o telejornal mostra um homem que foi assassinado, a criança pode se fixar no cachorrinho que aparece do lado do corpo. Em alguns casos, ela pode ficar preocupada com o bicho", afirma.
Outro motivo que pode levar a criança a se interessar por programas de adultos é a falta de opções infantis na TV, principalmente à noite (quando espera-se que a garotada já esteja na cama).
"Os programas infantis são escassos e a maioria -exceto os da TV Cultura- trata a criança como debilóide. Elas acabam perdendo o interesse", diz Domingos Paulo Infante, 47, diretor do Serviço de Psiquiatria e de Psicologia do Instituto da Criança -ligado ao Hospital das Clínicas.
A pesquisa de audiência infantil envolveu 660 domicílios com TV na Grande São Paulo -o Ibope adota a mesma amostragem para a medição de audiência no geral.
Em cada domicílio, o instituto instalou um aparelho que capta se o televisor está ligado, em que canal e indica quem está assistindo. O telespectador precisa se identificar apertando um botão -os pais se responsabilizam em identificar as crianças.

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