São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 1996
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NÃO SE ESQUEÇA QUE...

.Enquanto a televisão estiver ligada, o bebê não está aprendendo.

.Até os três anos de idade, o barulho de TV durante muitas horas por dia é prejudicial. A criança tem dificuldade em se desligar de barulhos à sua volta. O silêncio é importante para que ela se concentre.

.Quanto menos televisão, melhor. Cerca de uma hora por dia, não faz mal.

.Os pais podem assistir a programas com os filhos. Evite apagar as luzes e tente manter a criança integrada na atividade.

.A TV não ensina a criança a desenvolver a fala. Ela precisa de um relacionamento individual com um adulto, que mostre os objetos e se comunique de maneira simples.

.Dedique pelo menos 30 minutos por dia a uma conversa direta com o bebê, sem barulhos que o distraia.

.Os pais precisam conversar com as crianças sobre coisas nas quais elas estão interessadas. Não basta falar sobre qualquer assunto.

.A TV não deve ser utilizada como "baby sitter", para manter os bebês entretidos e quietos enquanto os pais estão ocupados.

.O período entre o nascimento e os três anos é crítico para o futuro desenvolvimento social, emocional e intelectual.

.Aos nove meses, é possível avaliar a capacidade de compreensão da criança. Ela já reconhece seu nome e palavras simples como "mãe", "não".

.Por volta dos 12 meses, a criança emite sons da língua e entende muita coisa. Ela começa a falar palavras entre um ano e um ano e meio de idade.

.Aos dois anos, a criança só consegue dizer frases simples, com duas ou três palavras. Aos três é capaz de construir frases longas e complexas.

.Até os três anos, é possível recuperar o tempo perdido no desenvolvimento da linguagem.

.A primeira providência é diminuir o nível de barulho a que a criança está exposta.

.A segunda medida é descobrir o nível de linguagem da criança e comunicar-se com ela.

.Entre quatro e seis anos, é possível ajudar a criança a recuperar o atraso.

.Se nada for feito, atrasos de linguagem podem deixar sequelas por toda a vida.

Fonte: Sally Ward

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