São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Futebol da Band mostra festival de desinformação

MURILO GABRIELLI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Que a Bandeirantes não é mais o canal do esporte, há muito se sabe.
E a comparação com o profissionalismo das TVs pagas especializadas no segmento e da Globo -além do crescente investimento de Record e SBT na área- torna mais evidente a queda na qualidade dos eventos e das transmissões esportivas da Band.
A emissora perdeu, ao longo dos anos, a Fórmula Indy, as lutas internacionais de boxe e o futebol americano; passou a exibir apenas em VT os jogos do basquete da NBA e do futebol espanhol.
Havia deixado escapar, também, o futebol italiano. Nesta temporada, o recuperou. Para a tristeza de seus poucos, porém assíduos e -infelizmente para a emissora- bem-informados fãs.
Na última manhã de domingo, a transmissão do jogo Milan e Roma esteve a cargo do locutor Marco Antônio e do "restaurateur" e dublê de comentarista Giovanni Bruno.
O primeiro já demonstrou sua competência -principalmente em jogos de vôlei. Mas não entende patavina do "calcio". O segundo tem a função única de emprestar alguma cor local à brincadeira, desfilando seu rouco sotaque italiano.
O que se viu foi um festival de desinformação. Ninguém descobriu por que não atuaram os dois principais atacantes da Roma (Fonseca e Balbo), ou o meia Desailly, do Milan. Não se disse quais os outros resultados da rodada.
Não houve nenhum tipo de análise tática ou técnica -apenas a insistente constatação de que faltava fôlego ao defensor milanês Baresi.
O pior, contudo, foi Marco Antônio tentar disfarçar sua ignorância chutando -e errando feio. Por sua boca, o lateral lombardo Panucci virou líbero, e o volante reserva Eranio se transformou em atacante e artilheiro.
Enquanto isso, Giovanni Bruno a achar tudo "uma coisa fantástica": o jogo, o campeonato, o liberiano Weah e o brasileiro Aldair.
Vários telespectadores têm optado por um segundo jogo do campeonato, que a Record exibe à tarde. Além do horário mais conveniente, apresenta os outros gols da rodada e conta com informações mais precisas.
Como nem tudo é perfeito, o narrador da emissora é Carlos Valladares -que, certa feita, disse que o futebol da República da Irlanda se assemelhava ao dos "demais países da Grã-Bretanha, pois, no fundo, eles são todos ingleses".

Texto Anterior: Noves fora, outro canal
Próximo Texto: Raul Gil estréia na Manchete em março
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.