São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 1996
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CARTAS

"Comprei um Logus CL 1.8, ano 95, na revenda Brusalto (VW). O carro saiu da concessionária com problemas na suspensão e na direção. Por um ano tentei resolver a questão. Infelizmente, tenho um carro desvalorizado, barulhento e perigoso. E, pior, a garantia está no fim."
(Elineu M. Mateus - Camboriu, SC)
A Volkswagen afirmou, por meio de seu escritório regional em Curitiba (PR), que vai apurar o assunto junto à revenda que prestou assistência técnica, para verificar o que está ocorrendo.
A Folha entrou em contato com o leitor, no dia 9 de fevereiro, e foi informada de que não houve nenhum contato por parte da montadora ou da concessionária Brusalto.

"Pretendo comprar um Uno Mille Electronic, ano 94. Gostaria de saber qual é a sua média de consumo de combustível, na cidade e na estrada."
(Rogério Nery Velame - São Paulo, SP)
A Fiat informou que o Mille modelo 94 faz, em média, 11,7 km/l na cidade e 17,2 km/l na estrada.

"Gostaria de saber os endereços dos departamentos de propaganda e marketing das empresas Fiat, Ford, General Motors, Volkswagen e Shell do Brasil."
(Wagner José Sandes - São Paulo, SP)
Os endereços: Fiat - rodovia Fernão Dias, km 429, galpão 1, sala 60, CEP 32530-000, Betim, MG; Ford - av. Maria Coelho Aguiar, 215, bloco A, 1º andar, Santo Amaro, CEP 05804-900, SP; Volkswagen - via Anchieta, km 23,5, ala 0, CEP 09823-990, CPI 1047, São Bernardo, SP; General Motors - av. Goiás, 1.805, CEP 09501-970, São Caetano, SP; Shell do Brasil - r. Colorado, 100, Ipiranga, CEP 04225-050, SP.

"Levei meu Escort GL 1.8, ano 94, na revenda Paulivel para revisão dos 20 mil km. Para minha surpresa, as velas foram trocadas. Essa troca deveria ter sido feita apenas aos 40 mil km, segundo a própria tabela de manutenção recomendada pela Ford. Além disso, não me devolveram as velas usadas. Gostaria de saber porque isso aconteceu e qual o consumo médio do veículo."
(Vitor Manuel da Silva Oliveira, São Paulo, SP)
A Ford esclareceu que o plano de manutenção de seus veículos é baseado na média de vida útil das peças, mas pode haver variações. No caso das velas de ignição, a montadora explicou que a troca prevista no manual do proprietário deve ser realizada aos 40 mil km, mas a vida útil dos componentes depende da qualidade do combustível utilizado, podendo assim antecipar, ou até aumentar, o período médio de troca. A Ford só divulga dados de consumo e desempenho de carros novos.

"Gostaria de saber quais são os carros nacionais com airbag e quais são os modelos que estão previstos para sair de fábrica com o equipamento. É possível a instalação do airbag em qualquer carro nacional?"
(Renato A. de Souza - Bragança Paulista, SP)
Atualmente, nenhum carro fabricado no Brasil tem airbag (bolsas de ar que se inflam em acidentes). Este ano, alguns modelos devem sair de fábrica com o equipamento: o novo Vectra (GM), com chegada prevista para março, e o Palio, da Fiat, que deverá chegar em abril. A TRW, fabricante de componentes para airbag, esclarece que a instalação do equipamento de segurança é inviável financeiramente. No Brasil, ainda não há oficinas especializadas (nos EUA, a instalação custa cerca de US$ 1.500). Toda vez que o equipamento é acionado, os componentes devem ser substituídos.

"Tenho um Uno Mille Electronic, ano 94. Em viagem recente, tive problemas com o engate do cinto de segurança do banco do acompanhante. As concessionárias Primorosa e Fivesa informaram que a peça para substituição estava em falta. É surpreendente que o modelo 'popular' da Fiat, um dos mais vendidos no país, esteja sujeito à falta de peças de reposição."
(Luiz Alexandre Nascimento - Joinville, SC)
A Fiat informou que no dia 3 de janeiro a concessionária Fivesa executou o reparo no veículo do cliente. Esclareceu ainda que no dia 11 de janeiro contatou o cliente, que afirmou estar satisfeito com o serviço prestado.
A Folha entrou em contato com o leitor, que confirmou a informação da montadora.

"Tenho um Escort Ghia 94, com 21 mil km. O alarme do carro falha regularmente. Na revisão dos 10 mil km o alarme foi trocado, mas o problema não foi resolvido. Gostaria de sugerir que a Ford selecione melhor seus fornecedores de acessórios."
(Marcos José Fonseca - São Paulo, SP)
A Ford informou que o cliente foi atendido pelo distribuidor Caltabiano e a questão foi solucionada.
A Folha entrou em contato com o leitor, que confirmou a informação prestada pela montadora sobre o problema em questão.

"No dia 29 de maio, deixei meu Uno na concessionária Mirafiori (Fiat) para promover a primeira revisão. No retorno, após a execução do serviço, notei que estava faltando o toca-fitas. O gerente da oficina alega que na ficha de entrada do veículo não constava o equipamento. O fato é que no dia em que o veículo entrou na revenda para a revisão, recebi a ficha quase uma hora após o funcionário ter estacionado o veículo no pátio interno da revenda. Antes disso, meu carro ficou parado na calçada, com as portas abertas e sem nenhuma segurança. Após várias tentativas frustradas de contatar o serviço de atendimento ao cliente, estou com o carro revisado, mas sem o toca-fitas."
(Fabio Ramos Coelho - São Paulo, SP)
A Fiat informou que no dia 28 de dezembro o fato foi apurado junto à concessionária Mirafiori. Ficou constatado na ficha de entrada, assinada pelo próprio cliente, que o veículo não tinha rádio ou toca-fitas. A montadora informou ainda que contatou o cliente, no dia 8 de fevereiro, para esclarecer que não seria possível ressarcir o prejuízo.

MANUAL DO PROPRIETÁRIO
Os interessados em manuais da Ford devem escrever para av. Maria Coelho Aguiar, 215 -Cenesp-, CEP 05804-900, Santo Amaro, SP, CPI 9.308, anexando à carta uma cópia do certificado de propriedade do veículo. Fiat, Volkswagen e GM recomendam a procura junto à rede de revendedores.

PARA ESCREVER
Envie sua carta para a Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Não esqueça de colocar nome completo, endereço e telefone, para verificarmos se seu problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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