São Paulo, segunda-feira, 12 de fevereiro de 1996
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Setor deve crescer 15%

MÁRCIA DE CHIARA; FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

As associações que representam as indústrias de produtos de limpeza e higiene pessoal esperam faturar neste ano entre 5% e 15% mais do que em 1995.
João Carlos Basílio da Silva, presidente do Sipatesp, sindicato que reúne fabricantes de artigos de higiene pessoal, diz que o setor faturou no ano passado US$ 1,9 bilhão. "Foi um aumento excepcional, de 22,9%".
Ele conta que, do faturamento total dos produtos de higiene pessoal, a maior fatia coube aos sabonetes, com US$ 470 milhões.
Em seguida vieram xampus, com US$ 400 milhões; creme dental, com US$ 370 milhões e desodorantes, com US$ 330 milhões.
Na sua análise, o setor deve faturar neste ano 10% a 15% mais do que em 1995, repetindo a taxa de crescimento de anos anteriores.
José João Armada Locoselli, presidente da Abipla, que reúne os fabricantes de produtos de limpeza, diz que o setor espera crescer 5% ao ano, em média, até 1998.
No ano passado, a indústria de produtos de limpeza faturou US$ 4 bilhões, o que representou crescimento de 5% sobre o ano anterior.
"Não vejo motivo para um crescimento maior do 5% nas vendas. A política de juros altos e de câmbio não estimula o consumo."
Ronald Rodrigues, diretor da Gessy Lever, diz que vendeu em janeiro 6% mais do que em igual mês de 1995 nas linhas de higiene, limpeza e alimentos.
(MCh e FF)

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