São Paulo, segunda-feira, 12 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Força da gravidade deu forma arredondada aos planetas

KATHY WOLLARD

Os nove planetas que circundam Sol são quase tão redondos quanto bolas. Variam mais em tamanho do que em forma.
Os planetas são esferas por causa da maneira como se formaram e pela força de gravidade. Eles se formam a partir de nuvens de gases e poeira em redemoinho.
Há cerca de 4,6 bilhões de anos, os nove planetas se formaram assim. Fragmentos de matéria colidiram com outros fragmentos e se fundiram, formando pedaços maiores.
Imagine que você pegue barro molhado e jogue no chão. O barro se achata contra o chão. Se você arremessar o barro contra uma bola de basquete de várias direções, terá um objeto maior com calombos.
Planetas em formação acumulam tanta massa que sua gravidade se torna forte. Então eles capturam e prendem qualquer fragmento de matéria que chega perto. A atração da gravidade, nada mais é que simplesmente a atração da matéria por outra matéria.
O bater entre os pedaços de matéria que formaram os planetas foi tão violento que gerou calor suficiente para derreter pedaços de pedra em colisão. Planetas "bebês" colidiram e derreteram juntos para formar planetas maiores.
Como o barro molhado, a pedra fundida tende a se achatar, enquanto a gravidade puxa tudo que está na superfície para baixo, em direção ao centro. Então, quando planetas rochosos como a Terra resfriaram, eram bem redondos -exceto por alguns calombos. Nós os chamamos montanhas.
Mesmo as montanhas têm seus limites. Só podem atingir determinada altura até que tendam a desmoronar por conta da gravidade. Esse é o motivo pelo qual as montanhas de Marte, com massa menor e apenas um terço da gravidade da Terra, são mais altas que as nossas. Uma delas, o monte Olympus, é tão alta quanto três montes Everest empilhados.
Planetas como Júpiter, que são feitos principalmente de líquido e gases congelados, foram da mesma maneira transformados em bolas pela força da gravidade quando estavam em formação.
Mas objetos menores no espaço, como asteróides, têm pouca matéria e gravidade fraca. Eles se solidificaram antes de alcançar o estágio da forma arredondada. Um bom exemplo é Phobos, uma das pequenas luas de Marte, que, apesar de redonda, tem uma forma mais parecida com uma batata do que com uma esfera.

PERGUNTAS PARA KATHY WOLLARD devem ser enviadas em inglês para: P.O. Box 4564, Grand Central Station, New York, NY, 10163.

Texto Anterior: Cantor paulista foi o rei do vozeirão
Próximo Texto: QUAL ANIMAL DOMINA O PLANETA?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.