São Paulo, segunda-feira, 12 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israel oficializa antecipação de eleição geral para maio

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O premiê de Israel, Shimon Peres, anunciou ontem a antecipação das eleições gerais de outubro para maio. A data da votação, que deve ocorrer na segunda quinzena do mês, ainda tem de ser negociada com a oposição, pois a lei determina que ela seja fixada pelo Knesset (Parlamento).
Pesquisa do instituto Gallup publicada na sexta-feira passada dá 52% de apoio a Peres, contra 30% para o líder da oposição, Binyamin Netanyahu. Pela primeira vez, haverá votação para o cargo de premiê.
O objetivo de Peres é aumentar a maioria parlamentar da coalizão governista, hoje de apenas três cadeiras, para ter mais segurança para conduzir as negociações de paz com a Síria, último obstáculo à pacificação total de Israel com seus vizinhos.
O Likud, partido de Netanyahu, é contra o processo de paz com os palestinos e contra a devolução à Síria das colinas do Golã, tomadas em 1967.
As conversações diretas que acontecem desde dezembro sob patrocínio dos EUA vivem um impasse: a Síria quer as colinas antes e um comprometimento com a pacificação depois. Israel quer o contrário.

Texto Anterior: Mediador dos EUA vai à Bósnia fazer pressão
Próximo Texto: Jirinovski usa imagem de czar e lança candidatura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.