São Paulo, segunda-feira, 12 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jirinovski usa imagem de czar e lança candidatura

Presidenciável russo comemorou suas bodas de prata

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O líder neofascista russo Vladimir Jirinovski usou a imagem dos czares para lançar sua candidatura à Presidência da Rússia na festa de suas bodas de prata.
"Hoje voltamos à tradição que existia há mil anos e foi destruída pelos comunistas, voltamos às nossas origens", disse Jirinovski, 49, na chegada à igreja ortodoxa de São Miguel Arcanjo, sudoeste de Moscou.
Ele chegou à igreja, de 300 anos, em uma carruagem puxada por três cavalos brancos e arremessando notas de 500 rublos (R$ 0,10) e moedas de 10 rublos (0,2 centavos) às centenas de pessoas concentradas em frente ao local.
O "mar de vodka" que Jirinovski havia prometido aos sem-teto que fossem à festa, entretanto, acabou tendo proporções bem mais modestas.
O motorista Ivan Dyakov, foi ao local atraído pela vodka grátis. "Mas quando cheguei aqui, já tinha acabado", lamentou.
As equipes de TV estavam praticamente em número igual ao de convidados no interior da igreja. O mais célebre deles era o líder do partido de extrema direita francês Frente Nacional, Jean-Marie Le Pen.
Le Pen foi um dos primeiros a beijar Jirinovski e sua mulher após a cerimônia. Anteontem, os dois lançaram um apelo pela união dos partidos de extrema direita da Europa.
Quando sua mulher, Galina, não resistiu ao frio e foi abrigar-se no interior de uma limusine, Jirinovski não resistiu e comentou: "Depois de 16 de junho (data das eleições russas), há três mulheres que teremos que mandar para um convento: Raisa Maximovna (mulher de Mikhail Gorbatchov), Naina Iosifovna (mulher de Boris Ieltsin) e Galina Alexandrovna (sua mulher)."
"Assim elas não atrapalharão seus maridos no governo do país", afirmou.
É pouco provável, porém, que ele tenha sugerido dividir o poder com o ex-líder soviético Gorbatchov e com Ieltsin, atual presidente.
O partido de Jirinovski, Liberal Democrático, ficou em segundo lugar nas eleições parlamentares de dezembro, com 11% dos votos.

Texto Anterior: Israel oficializa antecipação de eleição geral para maio
Próximo Texto: Reino Unido teme novos ataques terroristas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.