São Paulo, terça-feira, 13 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doença provoca desfolha precoce em lavouras do interior do PR

DA REPORTAGEM LOCAL

Mais uma doença está tirando o sono dos produtores de algodão. Causada provavelmente por um fungo do gênero Alternaria, a doença provoca lesões arredondadas de tom carmim nas folhas.
Segundo o pesquisador Wilson Paes de Almeida, do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), a literatura científica não considerava preocupante a doença gerada pelo fungo do gênero Alternaria.
A doença aparecia nas fases finais do ciclo de desenvolvimento da planta, sem causar perdas.
Entretanto, nesta safra ela foi observada em lavouras da região de Goioerê, no centro-oeste do PR, entre o final de dezembro e o início de janeiro, justamente no início do florescimento, fase sensível da planta.
O clima úmido favorece o alastramento da doença, que provocou desfolha precoce nas lavouras.
Segundo Almeida, a doença tende a ser mais agressiva nas plantas mais debilitadas pela redução no uso de insumos ou pelo ataque do murchamento avermelhado, cujo agente transmissor ainda não foi identificado pelos pesquisadores brasileiros.
O pesquisador do Iapar recomenda a boa adubação da lavoura e a aplicação de fungicida durante os estágios iniciais da doença.

ONDE SABER MAIS:
Iapar, tel. (042) 326-1525.

Texto Anterior: Governo adia divulgação de lista dos fertilizantes fora de padrão
Próximo Texto: Prova em Avaré abre temporada de enduro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.