São Paulo, terça-feira, 13 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arrecadação do IR preocupa

SÔNIA MOSSRI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A arrecadação do Imposto de Renda se tornou um das principais preocupações do governo.
Estimativas preliminares da Receita indicam uma queda de R$ 5,5 bilhões em relação à arrecadação de R$ 37,4 bilhões prevista no Orçamento de 96 -ainda não votado pelo Congresso.
Essa queda de 14,7% resulta de uma combinação de vários fatores. A principal é que a equipe econômica não espera mais um crescimento da atividade econômica de 4% para este ano.
A nova previsão é de 3%. Com a economia crescendo menos, o governo também arrecada menos impostos em relação ao estimado no Orçamento.
Além disso, avalia-se que a diminuição da alíquota média de 25% para 15%, decorrente das mudanças do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, pode ter um impacto negativo na arrecadação.
A redução na arrecadação do IR inclui pessoa física e jurídica, além do tributo retido na fonte.
Na prática, a Receita Federal está reavaliando toda a programação de arrecadação de impostos, embora não admita oficialmente.
Isso é considerado assunto reservado pelo governo e nem a Comissão Mista de Orçamento do Congresso conseguiu ter acesso formal às novas estimativas.
(SM)

Texto Anterior: Folha salarial manteve patamar de dezembro
Próximo Texto: Receita começa mal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.