São Paulo, terça-feira, 13 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Swat simula um resgate em curso a policiais no Guarujá

Equipe especializada dos EUA ensina policiais brasileiros

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

A praia de Pernambuco, no Guarujá (litoral de SP), foi tomada ontem de manhã por 40 policiais que, instruídos por oficiais da Swat, participaram de um exercício de resgate de um suposto embaixador sequestrado.
Um grupo de policiais de elite da Polícia Civil de São Paulo está sendo treinado desde janeiro por sete instrutores da Swat (Special Weapons and Tatics -grupo de armas e táticas especiais), de Miami (EUA).
A simulação de ontem consistiu em resgatar o suposto embaixador (representado por um policial) mantido em cativeiro em uma ilha próxima à praia.
"No litoral paulista, como em Miami, existem casas de pessoas ricas localizadas em ilhas ou em praias particulares. É possível que essas pessoas sejam assaltadas ou sequestradas em suas casas de veraneio. Por isso, fazemos esse exercício de resgate usando táticas de terra, mar e água", explicou o tenente Armando Guzman, comandante da Swat de Miami.
Os policiais-alunos foram levados por dois helicópteros para próximo da ilha onde estava o "embaixador". Eles saltaram dos helicópteros e foram resgatados por botes, que os conduziram até a ilha. Próximo ao cativeiro, os policiais simularam uma negociação com os dois "sequestradores" e conseguiram prender os "criminosos".

Texto Anterior: Presídios vão entrar em alerta no Carnaval
Próximo Texto: Assaltantes levam R$ 106 mil de dois bancos e um carro-forte em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.