São Paulo, terça-feira, 13 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação recua para 1,16% em SP

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

A inflação despencou em São Paulo. Na primeira quadrissemana de fevereiro, a taxa foi de 1,16%, após registrar 1,82% em janeiro.
A taxa vai continuar caindo, podendo terminar o mês em 0,5%, metade da previsão inicial de 1%.
Os dados são da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e foram divulgados ontem por Heron do Carmo, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor.
Se a previsão da Fipe para o mês se confirmar, São Paulo terá a menor taxa de inflação dos últimos 41 anos no mês de fevereiro.
Contando todos os meses, a Fipe não registra taxa mensal abaixo de 0,5% desde dezembro de 1972.
A queda da taxa se deve à pressão menor dos alimentos. Em média, o aumento no setor foi de 0,79% para os paulistanos na primeira quadrissemana do mês -últimos 30 dias até 7 de fevereiro, em relação aos 30 anteriores. Em janeiro, a alta fora de 1,76%.
O aluguel, o grande vilão da inflação no primeiro ano do Real, registrou taxa de 3% pela primeira vez desde o início do plano. Transporte e despesas pessoais também registraram queda de preços.
A principal queda, no entanto, ficou com vestuário (recuo de 2,16% na quadrissemana).
Educação continua liderando as altas. Na primeira quadrissemana, os reajustes médios no setor foram de 12,46%, mas a tendência é de queda até o final do mês.
A Fipe prevê recuo da inflação também no setor de saúde.

Texto Anterior: Como fazer o bom lobby
Próximo Texto: Consultas ao SPC e ao Telecheque registram alta no início do mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.