São Paulo, terça-feira, 13 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Explodem' expulsões no Paulista

RUBENS LEME DA COSTA; JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DA REPORTAGEM LOCAL*

O maior rigor das arbitragens é a principal marca das cinco primeiras rodadas do Campeonato Paulista-96.
Em relação às cinco rodadas iniciais das competições de 94 e 95, houve um aumento significativo no número de cartões vermelhos.
Em 94, 23 jogadores tinham sido expulsos. Em 95, foram mostrados 32 vermelhos nas cinco primeiras rodadas. Em 96, o número subiu para 47.
Paradoxalmente, a média de faltas por jogo (23) é a menor dos últimos três anos. Em 94, foram 24; em 95, foram 25.
Isso indica um aumento na proporção de faltas desleais.
Flávio de Carvalho, que apitou Santos x Corinthians anteontem, na Vila Belmiro, é o juiz que mais mostrou vermelhos. Foram sete em três partidas.
"Estou apenas seguindo as regras", afirmou, logo após o clássico de Santos.
"Um dos objetivos é que a violência seja coibida. O próprio (Eduardo José) Farah (presidente da Federação Paulista de Futebol) já pediu várias vezes mais rigor dos juízes", disse Ílton José da Costa, um dos membros da Comissão de Arbitragem.
"É uma campanha de combate à violência. Usando cartões para punir quem comete falta, protegemos o craque e o espetáculo."
Santos e Juventus são os mais punidos, com seis expulsões cada.
Mas alguns jogadores contestam as atuações dos juízes. "Tem gente querendo aparecer", disse o volante Bernardo, do Corinthians. "Não é porque um juiz mostrou muitos cartões que apitou bem."
Coincidência ou não, aumentou o número de gols marcados. Até a quinta rodada em 96, foram anotados 121 gols, média de 3,10 por jogo. Em 95, a média foi de 2,60, e, em 94, de 2,76.

*Colaborou JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO, da Reportagem Local

LEIA MAIS
sobre o Paulista às págs. 2 e 3

Texto Anterior: Brasileiro conquista a Maratona de Tóquio; Guaru pega o Franca hoje pelo Brasileiro; Sorteio aponta hoje grupos para Atlanta; Kasparov reage e derrota computador; Frankie Fredericks faz 100 m em 10s05
Próximo Texto: Juiz propõe dividir tarefa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.