São Paulo, terça-feira, 13 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Índice

'Mod' marca início dos Faces

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REDAÇÃO

Discos: Small Faces (1966) e Ogden's Nut Gone Flake (1968)
Grupo: Small Faces
Lançamento: Charly/Paradoxx
Quanto: R$ 18, em média (o CD)

O Small Faces é um microexemplo do curso do rock'n'roll na crucial década de 60. Sua trajetória, bem-ilustrada pelos CDs da Paradoxx, pode ser extrapolada para Beatles e até para os rebeldes Rolling Stones.
"Small Faces", de 1966, expõe o universo de uma banda mod inglesa. É povoado de canções curtas e ingênuas repletas de felizes órgãos de igreja interiorana e refrões cantarolantes. Não por acaso, aqui no Brasil os jovem-guardistas Leno e Lilian andaram cantando versões da banda.
Dois anos mais tarde, o grupo volta quase irreconhecível. "Ogden's Nut Gone Flake" é pleno de vocais roucos de psicodelismo. Mas este se impõe ao grupo no mau sentido -o mesmo que renderia coisas como o Pink Floyd.
A lisergia nos Faces aparece elucubrativa, masturbatória. As canções se enrolam em si mesmas, perdendo nas arestas a alegria psicodélica de parque de diversão.
Quando não é assim, o disco tende já ao rock áspero contaminado de blues que nutriria o Led Zeppelin, insinuando maus agouros para as décadas seguintes.
(PAS)

Texto Anterior: Pop perfeito foi a marca do Love de Arthur Lee
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.