São Paulo, quinta-feira, 15 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doadores de medula terão registro nacional

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério da Saúde prepara um registro nacional de doadores de medula óssea que interligará todos os centros médicos nacionais que fazem esse tipo de transplante. O registro, por sua vez, estará ligado aos bancos de medula óssea da Europa e dos EUA.
O projeto foi feito por José Roberto Moraes, diretor do Banco de Medula da Fundação Pró-Sangue de São Paulo. O objetivo é cadastrar mais de 30 mil doadores, de forma a localizar medulas compatíveis para os mais de mil doentes que aguardam nas filas.
Enquanto o registro não é criado, o ministério autorizou esta semana a busca de medulas ósseas em bancos do exterior para pacientes brasileiros. O custo das buscas, exames, serviços e transporte pode variar entre US$ 7,5 mil e US$ 30 mil. Edison Keiji, diretor do SUS, afirmou que a falta de doadores vem inviabilizando esse tipo de os transplante no Brasil.
Frederico Dulley, responsável pelos transplantes de medula do Hospital das Clínicas, disse que o país está precisando mais de leitos para transplantes do que medulas.
Segundo ele, só no HC há cerca de 70 pacientes com doadores confirmados esperando um leito para o transplante. "Cerca de 10% acabam morrendo na fila." O HC tem oito leitos para esse tipo de cirurgia. No país, não chegam a 50.
Dalton Chamone, da Fundação Pró-Sangue e coordenador do Programa de Sangue e Hemoderivados do ministério, disse que mais leitos vêm sendo criados e mais profissionais estão sendo treinados. Segundo Chamone, dois médicos da Secretaria da Saúde de Pernambuco estão sendo preparados pela fundação. Um acordo com Ribeirão Preto (SP) vai permitir uma redução na fila do HC.

Texto Anterior: Termina 2ª fase da Unicamp
Próximo Texto: PT quer barrar propaganda sobre o PAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.