São Paulo, quinta-feira, 15 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carnaval terá praias poluídas

AZIZ FILHO
DA SUCURSAL DO RIO

As praias da zona sul do Rio, com exceção da Barra da Tijuca, estarão impróprias para banho durante o Carnaval. A previsão é da Feema (Fundação Estadual de Engenharia e Meio Ambiente).
As chuvas desta semana agravaram a poluição nas praias de Ipanema, Arpoador, Diabo, Copacabana e Leme, que nos últimos dois meses, segundo a Feema, apresentam condições impróprias para banho em vários pontos.
Segundo a bióloga Dóris Botelho, do Serviço de Praias da Feema, não há previsão para a reversão do quadro de poluição das praias. "Tem chovido muito. Mesmo se o sol ficar firme, tudo indica que continuarão impróprias no Carnaval."
As chuvas aumentaram a força das águas das galerias pluviais, que carregam a sujeira das ruas e têm ligações clandestinas de esgoto. Mais fortes, essas correntes de água e esgoto atingem áreas do mar normalmente limpas.
As praias do Leblon, São Conrado, Vidigal e as da baía da Guanabara -Urca, Vermelha, Flamengo e Botafogo- estão praticamente condenadas.
O presidente da AHT (Associação de Hotéis de Turismo), Álvaro Bezerra de Mello, disse que o mar poluído e as praias sujas pelos detritos das chuvas não vão acarretar prejuízo ao turismo no Carnaval.
"As pessoas que vêm para o Carnaval não estão muito interessadas em praias. Vêm para ver o Carnaval", afirmou Mello. Segundo ele, não há notícias de cancelamento de reservas nos hotéis em função das últimas chuvas.
"A repercussão das chuvas é muito local, não chega com força nem a Buenos Aires (Argentina)."

Texto Anterior: Grupo sobrevive a naufrágio
Próximo Texto: Três morrem em Jacarepaguá
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.