São Paulo, quinta-feira, 15 de fevereiro de 1996 |
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CDs revivem carisma e inventividade do trompetista Clifford Brown
CARLOS CALADO
Reunida em uma caixa de quatro CDs, as gravações completas de Clifford Brown para os selos Blue Note e Pacific Jazz são provas definitivas do carisma desse músico -morto em um acidente de carro, aos 26 anos, em 1956. Com sua sonoridade brilhante e quente, em menos de uma década Brown formulou um estilo que misturava influências de três mestres do trompete: Dizzy Gillespie, Fats Navarro e Miles Davis. Realizadas entre junho de 1953 e agosto de 1954, estas gravações se incluem entre as melhores feitas por Brownie (o apelido do garoto), que aparece acompanhado por feras como Lou Donaldson e Zoot Sims (saxofones), Horace Silver e John Lewis (piano), Art Blakey e Kenny Clarke (bateria). Em baladas românticas, como "You Go to My Head" e "Lover Man", ou "bebops" acelerados, como "Quick Silver" e "Wee Dot", Brownie combinava sensibilidade, vigor e invenção nos seus solos. Sem falar nas composições próprias, caso de "Joy Spring" e "Daahoud", que acabaram se tornando clássicos. Também morto prematuramente, aos 26 anos, graças a um coquetel de tuberculose e drogas pesadas, Fats Navarro foi o único trompetista da primeira geração de "beboppers" que chegou a enfrentar a liderança de Gillespie, com uma sonoridade mais metálica e o uso do vibrato no sopro. No CD duplo que divide com Tadd Dameron (1917-1965), Fats também pode ser ouvido em sessões de gravação com o pianista Bud Powell e o trompetista Howard McGhee, além de eventuais aparições de Milt Jackson (vibrafone), Sonny Rollins e Dexter Gordon (sax tenor). Subestimado durante décadas, Dameron não foi apenas o compositor e arranjador de clássicos do "bebop" como "Lady Bird". As gravações da Blue Note confirmam que ali também se encontrava um pianista de talento, talvez escondido por modéstia excessiva. Já as 40 faixas do CD duplo "The Complete Aladdin Recordings of Lester Young" revivem o estilo original do músico que virou a página na história do saxofone, chegando a influenciar até mesmo jazzistas de outros instrumentos. Com suas frases melódicas mais concisas e uma sonoridade leve e seca, Lester Young (1909-1959) rebateu a sensualidade carregada e o som volumoso de Coleman Hawkins (1901-1969), considerado o "pai" do saxofone no jazz. Realizadas durante o período 42-47, estas gravações marcam um período de transição que indica, para alguns críticos, o início da decadência musical de Lester. Mesmo sem a vivacidade dos anos 30, quando acompanhava Billie Holiday na orquestra de Count Basie, o Lester que se ouve nas sessões da Aladdin parece até revelar mais suas emoções, ajudado pelos andamentos mais lentos. Quem quiser entender certos caminhos tomados pelo jazz moderno, especialmente o do refinado "cool jazz", tem em Lester Young uma parada obrigatória. Títulos: Clifford Brown - The Complete Blue Note and Pacific Jazz Recordings; The Complete Aladdin Recordings of Lester Young; The Complete Blue Note and Capitol Recordings of Fats Navarro and Tadd Dameron Lançamentos: Blue Note/EMI Quanto: R$ 40,00 (os CDs duplos) e R$ 80,00 (caixa com 4 CDs e livreto) Texto Anterior: Lee enfoca o traficante Próximo Texto: Fotos publicitárias dão pistas das novas tendências Índice |
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