São Paulo, quinta-feira, 15 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região foi Campo dos Bugres

SILVIO CIOFFI
DA REDAÇÃO

A região de Caxias do Sul foi chamada de Campo dos Bugres até 1875, quando era visitada por tropeiros e ocupada por índios.
Depois disso, o local foi colonizado por imigrantes italianos -vênetos, lombardos e trentinos.
Esses imigrantes trouxeram as mudas de videira, que logo se adaptaram ao clima ameno e à região montanhosa, situada entre os vales dos rios das Antas e Caí.
Em 1884, o local teve seu nome mudado para Duque de Caxias, homenagem ao militar e patrono do Exército Brasileiro
Mas foi no ano de 1890, com a chegada do trem, que a vila se transformou em município e começou a crescer aceleradamente.
Seu nome atual data de 1944, quando Caxias do Sul já estava a caminho de se tornar importante centro industrial e comercial do Rio Grande do Sul.
A Festa da Uva, agora em sua 21ª edição -o primeiro evento aconteceu em 1931-, tem desde 1978 um espaço que alude ao período em que a cidade era uma vila habitada por colonos italianos, a Réplica de Caxias (1885).
Baseadas numa foto de 1883, 17 casas foram erguidas na av. Júlio de Castilhos, nas proximidades da praça Dante Alighieri.
Outros locais que contam a história de Caxias do Sul são a Casa de Pedra e o Museu Municipal, prédios do final do século.
As influências italianas também são marcantes quando o assunto é a boa mesa. Além das uvas, Caxias do Sul é famosa pelos seus embutidos e queijos, preparados artesanalmente.

Texto Anterior: Turistas encaram degustação de vinhos
Próximo Texto: Motéis abrigam as famílias festeiras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.