São Paulo, quinta-feira, 15 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turistas encaram degustação de vinhos

RAIMUNDO DE OLIVEIRA
DO ENVIADO ESPECIAL A CAXIAS DO SUL (RS)

A região de Caxias de Sul produz entre 340 milhões a 400 milhões de quilos de uva e 250 milhões de litros de vinho por ano.
A produção representa 90% da colheita de uvas e da fabricação de vinhos do país.
Os principais municípios produtores de vinhos e uvas são Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Farroupilha, Garibaldi, São Marcos, Nova Pádua, Antonio Prado e Veranópolis.
Os dez municípios possuem cerca de 40 mil hectares com parreirais (plantações de uva) e plantações de maçã, ameixa, caqui, pêssego e kiwi.
A maior parte da produção (70%) é de vinhos considerados comuns. Nesses casos não há definição do tipo de uva empregado na sua elaboração.
Lovatel afirma que são cultivadas cerca de 75 tipos diferentes de uvas na região.
O principal tipo produzido é a uva isabel, usada para a produção de vinhos, sucos e para consumo "in natura".
Os parreirais próximos às cidades podem ser visitados por turistas. Os produtores vendem uvas por cerca de R$ 0,50 o quilo.
Capital da champanhe
Em Garibaldi são produzidos 80% da champanhe nacional e 60% dos vinhos finos do país.
A cidade fica a 640 metros de altitude e possui cerca de 27 mil habitantes.
O roteiro turístico da cidade inclui visitas às cantinas em estilo italiano, museus, igrejas e até a uma pista artificial de esqui.
Bento Gonçalves é a sede da maior cooperativa vinícola do país, a Aurora, com produção de 85 milhões de litros de vinho por ano, dos quais 45 milhões de litros são destinados à exportação.
A cooperativa é formada por 1.526 produtores associados em dez municípios.
Vinhos
As principais vinícolas e cooperativas de produção de vinhos do país ficam na região das Serras Gaúchas.
As vinícolas Aurora (Bento Gonçalves), Forestier (Garibaldi) e Rio-Grandense (Caxias do Sul) possuem horários de visitação para turistas e lojas para vendas com preços de custo.
Os turistas podem visitar os locais onde são armazenados os vinhos (tonéis, barris, pipas e bordalesas com capacidade entre 225 litros e 100 mil litros) e as áreas destinadas à degustação.
Hospedagem
Para receber os turistas durante a Festa da Uva a comissão de hospedagem da festa espera cadastrar 9.000 leitos em Caxias do Sul e cidades da região.
Caxias tem cerca de 450 mil habitantes e chega a receber 500 mil turistas nos 17 dias da festa.
As cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Antonio Prado, Flores da Cunha, Carlos Barbosa, Farroupilha e São Marcos são as mais próximas de Caxias e fazem parte do roteiro de hospedagem.

Informações:
Cooperativa Vinícola Aurora, tel. (054) 451-4111; Maison Forestier, tel. (054) 262-2499; Cooperativa Vinícola Rio-Grandense, tel. (054) 221-2644.

Texto Anterior: Abundância de comida atraiu os imigrantes para Caxias
Próximo Texto: Região foi Campo dos Bugres
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.