São Paulo, sexta-feira, 16 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sarney defende mudar sistema

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP), defendeu ontem mudanças no atual sistema de aposentadoria dos parlamentares.
O atual sistema permite aposentadoria proporcional de parlamentares aos 50 anos de idade e após oito anos de mandato, com apoio de recursos públicos.
"No momento em que a Previdência Social está sendo modificada, alterando os critérios da aposentadoria do trabalhador, fica difícil explicar perante o país como é que uma pessoa pode se aposentar após oito anos de trabalho", disse Sarney à Folha.
O senador foi procurado ontem por parlamentares do PT que querem seu apoio para o fim do IPC (Instituto de Previdência dos Congressistas).
Ele concordou em marcar um encontro para discutir o assunto e já antecipou o que pensa: o sistema de aposentadoria do IPC está "malformulado".
O presidente da Câmara, Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA), já se manifestou favoravelmente ao fim do IPC.
Sarney acha que a manutenção da aposentadoria especial dos parlamentares prejudica a imagem do Congresso e pode dificultar ainda mais as negociações para a aprovação da reforma da Previdência.

Texto Anterior: Iniciativa de Gibson causa confusão na Câmara
Próximo Texto: Vicentinho negocia novas mudanças na emenda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.