São Paulo, sexta-feira, 16 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo homologa demarcações de três áreas indígenas em RR e SC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo homologou ontem as demarcações de três áreas indígenas (duas em Roraima e uma em Santa Catarina) que somam 39.476 hectares. As áreas são da União e já estão ocupadas por índios.
Essas são as primeiras homologações de terras indígenas após o decreto 1.775, de 8 de janeiro, que instituiu o direito de contestação nos processos de demarcação.
Os dois atos de homologação de terras em Roraima apenas redimensionam as áreas já regularizadas para ocupação.
As terras ficam em Bonfim e estão ocupadas pelos makuxis e wapixanas. A primeira, Jabuti, tem 14.210 hectares. A segunda, Canauanim, tem 11.182 hectares.
Em Santa Catarina, o governo confirmou a ocupação pelos grupos xokleng, kaingang e guarani de uma terra doada em 1926 pelo governo estadual. A área, chamada Ibirama, fica em Ibirama e Itaiópolis e tem 14.084 hectares.
O presidente Fernando Henrique Cardoso deverá homologar nos próximos meses as demarcações de 21 áreas. Dessas, pelo menos uma será objeto de contestação, segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio).
Essa terra tem 752 mil hectares e está ocupada pelo grupo enawene-nawe, em Juína (MT).
Um grupo de empresários diz ser proprietário da área e pede indenização sobre 33 mil hectares.

Texto Anterior: Vicentinho negocia novas mudanças na emenda
Próximo Texto: Deputado pede que Câmara 'enquadre' Casoy
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.