São Paulo, sábado, 17 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Folia de Recife tem 'salada sonora'

VANDECK SANTIAGO; FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O Carnaval de Recife (PE) terá hoje a apresentação de duas das suas principais atrações: o bloco Galo da Madrugada, que sai de manhã com expectativa de reunir um milhão de pessoas, e o líder do movimento mangue-beat, Chico Science, que faz show à noite.
Será uma salada sonora: no Galo, é frevo; o repertório de Chico Science tem rock, maracatu, rap, reggae e outros ritmos. "O Carnaval pernambucano é uma festa universal, eclética, cheia de ritmos", disse Chico Science.
Os dois eventos acontecerão no centro. A apresentação de Chico Science será na Estação da Folia, um palco armado pela prefeitura. O show está marcado para as 19h30 e vai durar uma hora.
"Será um show dançante", disse Chico, que estará acompanhado de sua banda, a Nação Zumbi.
O desfile do Galo da Madrugada está com início previsto para as 10h.
Dezessete trios elétricos ficarão encarregados de puxar a multidão pelos 3,5 km do percurso. A festa dura normalmente até as 14h. O Galo faz apenas uma apresentação a cada Carnaval.
Chico Science fará três shows. Os outros acontecerão amanhã e na terça-feira, às 20h.
Ele disse que aproveitará a segunda-feira "de folga" para assistir à Noite dos Tambores Silenciosos, uma apresentação de ritmos afro que ocorre no Pátio do Terço, centro de Recife, às 22h.
A partir de amanhã o Carnaval pernambucano terá outras atrações. Em Olinda (6 km de Recife) 400 agremiações de frevo, maracatu, caboclinhos e bonecos gigantes irão desfilar até a Quarta-feira de Cinzas.
O principal ponto de animação é no centro histórico, a parte alta de Olinda. A estimativa é que diariamente cerca de um milhão de pessoas participem do Carnaval.
Os destaques são a improvisação e a irreverência dos blocos, como A Porta (que sai na terça-feira), em que os foliões desfilam segurando uma porta de madeira de 2,5 metros. Sempre acontece de alguma mulher subir na porta e ensaiar um strip-tease.
Em Recife, a folia estará em dois locais: no palco Estação da Folia, com apresentações diárias de orquestras de frevo e artistas (Moraes Moreira, na segunda, e Elba Ramalho e Alceu Valença, na terça), e em Boa Viagem.

Texto Anterior: Só os tamborins salvam cadência do samba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.