São Paulo, sábado, 17 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descendentes patrocinam filme

DA REPORTAGEM LOCAL

Parte dos patrocinadores de "O Quatrilho" adotou o projeto por razões quase sentimentais. São empresas da região onde o filme foi rodado. Seus diretores são, em geral, descendentes de imigrantes como os retratados no filme.
"Pelo fato de sermos uma empresa do Sul, o projeto nos atraiu, meio emocionalmente", diz o diretor-financeiro Odair Ferronato, da Defensa (fábrica de defensivos agrícolas).
"O Rio Grande do Sul é um Estado com grande potencial de história e paisagem, mas estava fora do circuito nacional." Segundo Ferronato, a Defensa foi uma das primeiras empresas a aderir ao patrocínio do filme, comprando ações.
A empresa não estava preocupada com sua imagem ou divulgação quando comprou as ações de "O Quatrilho".
Para a Defensa, não importou o marketing cultural ou a possibilidade de ganho financeiro.
"Nosso público é agrário, são pessoas que praticamente não vão ao cinema", diz Ferronato. A contribuição da empresa para o filme foi bem inferior ao que gastaram os patrocinadores maiores. Ficou em torno de R$ 25 mil.
Mesmo nesse caso, a possibilidade de abater o investimento no imposto de renda foi decisiva. "A Lei do Audiovisual foi o grande canal para conceder o patrocínio."
Outra empresa sulina, a Random Veículos, apoiou a produção por razões parecidas. "É a história das nossas origens", diz o diretor Milton Dallegrave.
Como denuncia seu sobrenome, Dallegrave também é descendente de italianos.
"São três quartos de italianos e um quarto de alemães, mais ou menos a composição do povo da serra gaúcha", diz, explicando sua genealogia.
A Random não tem o hábito de patrocinar cultura. Dá algum dinheiro apenas para eventos regionais. "Não patrocinamos buscando qualquer retorno", diz Dallegrave.
A contribuição da Random foi pouco superior à da Defensa, R$ 30 mil.

Texto Anterior: 'O Quatrilho' vira sucesso financeiro
Próximo Texto: Espanhol 'Tesis' é ovacionado na seção Panorama
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.