São Paulo, sábado, 17 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espanha tenta tornar partido basco ilegal

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo espanhol vai tentar colocar na ilegalidade o partido Herri Batasuna, o braço político do grupo separatista basco ETA (Pátria Basca e Liberdade).
O premiê Felipe González disse que há provas de que líderes do partido colaboraram com as atividades terroristas do ETA ou fizeram apologia de sua ação.
Segundo a rádio estatal espanhola, as provas incluem um vídeo que membros do Herri Batasuna apresentaram em bares, clubes e escolas do País Basco (norte da Espanha), em que militantes do ETA defendem sua causa.
Na noite de anteontem, a polícia basca apreendeu algumas das fitas, que eram usadas em reuniões do partido. O Ministério da Presidência (espécie de Casa Civil) disse que o governo sempre teve convicção da ligação do Herri Batasuna com o ETA, mas só agora tem provas com consistência jurídica.
O discurso de González contra o partido ocorreu minutos antes do início oficial da campanha eleitoral, à 0h de ontem (horário local).

Texto Anterior: Itália convoca eleição para o dia 21 de abril
Próximo Texto: Teste inicial confirma vírus ébola no Gabão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.