São Paulo, sábado, 17 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste inicial confirma vírus ébola no Gabão

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgou ontem que testes preliminares confirmaram o reaparecimento do vírus Ébola no Gabão (África).
Segundo a OMS, dez pessoas morreram e outras nove estão hospitalizadas em Makokou, 380 quilômetros a leste de Libreville, capital gabonesa.
"Os testes foram feitos no Instituto Pasteur (França) a partir de amostras de sangue dos primeiros nove pacientes a morrer", disse Richard Leclerc, porta-voz da organização.
Segundo ele, os resultados foram consistentes com diagnósticos preliminares feitos a partir dos sintomas relatados pelos pacientes.
Os pacientes foram contaminados em Mayibout, 300 quilômetros a leste de Liberville.
Segundo relatos, as vítimas começaram a passar mal após terem comido carne de um chimpanzé. Outras quatro pessoas disseram só ter ajudado a fazer a comida.
A OMS suspeita que pelo menos outras quatro pessoas tenham tido contato com a carne contaminada ou com as vítimas do vírus.
O vírus Ébola ataca os órgãos internos causando hemorragia e febre alta.
Transmitido pelo contato direto com sangue contaminado ou fluidos do corpo , ele chega a matar entre 50% e 90% dos infectados.
No ano passado, o ébola matou 244 pessoas na cidade de Kikwit (Zaire). O vírus foi batizado com o nome do rio Ébola (Zaire), região onde apareceu pela primeira vez em 1976.
Embora cientistas acreditem que algumas espécies de macacos africanas sejam reservatórios naturais do vírus ébola, ainda não conseguiram provar sua origem nem encontrar um tratamento eficaz.

Texto Anterior: Espanha tenta tornar partido basco ilegal
Próximo Texto: Sonda dos EUA deve ser lançada hoje; Morre nos EUA o comandante da 'Mash'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.