São Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 1996
Próximo Texto | Índice

Rio faz hoje seu desfile 'pós-diluviano'

DA REDAÇÃO; DA SUCURSAL DO RIO

Chuva que matou 68 no Estado atrasou trabalho dos carnavalescos; Mocidade Independente é a favorita da noite
As escolas do Grupo Especial do Rio vão tentar hoje à noite fazer um Carnaval de qualidade mesmo depois da semana diluviana que atingiu o Estado.
morreram pelo menos 68 pessoas no Estado e as enchentes atrasaram o trabalho dos carnavalescos. Até ontem, costureiras ainda estavam em ritmo frenético tentando terminar as últimas fantasias para levá-las à avenida.
Mas a probabilidade é que outros números monopolizem as atenções hoje.
A partir das 18h, nove escolas vão estar no Sambódromo, num desfile que deve durar doze horas e meia.
Entre hoje e amanhã, quando desfilam mais nove escolas, cerca de 70 mil componentes vão estar na avenida. Outras 60 mil pessoas por dia vão ocupar as arquibancadas, cadeiras e camarotes.
A favorita da noite de hoje promete ser a Mocidade Independente de Padre Miguel, do carnavalesco Renato Lage, 47.
Para compor o enredo "Criador e Criatura", Lage havia planejado trazer para a avenida um "astronauta" sobrevoando a pista, usando uma espécie de mochila voadora.
A utilização do equipamento não foi autorizada pelo DAC (Departamento de Aviação Civil) porque não haveria como pousar na avenida se houvesse uma pane.
Além da Mocidade, oitava escola a desfilar hoje, Portela, Viradouro, União da Ilha e Salgueiro também são fortes concorrentes ao título.
A Portela, cujo enredo "Essa Gente Bronzeada Mostra seu Valor" é uma homenagem à MPB, sofreu um baque com a briga de Paulinho da Viola e Gilberto Gil. Os dois devem desfalcar a escola.
A Viradouro vem com o luxo que marca as invenções de Joãosinho Trinta no enredo "Aquarela do Brasil Ano 2000".
A União da Ilha, de Chiquinho Spinoza, aposta no tema "A Viagem da Pintada Encantada", sobre a galinha d'angola, e o Salgueiro, de Fábio Borges, relembra a colonização italiana no Brasil -com devido reforço de foliões paulistanos- em "Anarquista Sim, Mas Nem Todos".
Hoje desfilam ainda as escolas Grande Rio, Caprichosos de Pilares e Unidos da Ponte.

Na TV
Manchete, a partir das 18h; Globo, a partir das 23h35

Próximo Texto: Maracatus de Olinda levam 100 mil às ruas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.