São Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bauru faz bloco com pacientes de hospício

LUIZ MALAVOLTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

O Carnaval de rua de Bauru (345 km a noroeste de SP), que começa neste domingo, terá como atração especial um bloco formado por pacientes de um hospital psiquiátrico da cidade.
O bloco é integrado por 15 pacientes e 45 funcionários da Sociedade Beneficente Cristã, hospital filantrópico existente na cidade há quase 40 anos.
O hospital tem 350 pacientes, embora sua capacidade seja para 500. Integram ainda o bloco 30 pessoas ligadas ao mundo artístico da cidade e parentes de pacientes.
O samba-enredo do bloco é "Loucura com amor se cura", cuja letra é de autoria de Antônio Carlos Pereira, o "Bonga", paciente do hospital há três anos.
A música do samba foi feita por Irene Ferraz, auxiliar de serviços gerais do hospital. Os ensaios do grupo começaram há dois meses.
Todos os integrantes do bloco vão desfilar com uma camiseta onde foi pintado um coração, trazendo ainda o título do samba-enredo.
A psiquiatra Elaine Lúcia Oliveira disse que o bloco foi formado com o objetivo de conscientizar a sociedade de que os problemas psiquiátricos não exigem hospitalização.
Segundo ela, o tratamento psicosocial realizado pelo hospital garante a reintegração à sociedade dos pacientes com problemas psiquiátricos.
Entre as pacientes que participam do bloco está Maria Lopes, 50, que, segundo a entidade, não deixava o hospital havia mais de 20 anos.

Texto Anterior: Caetano Veloso reforça desfile do Olodum
Próximo Texto: PROGRAMAÇÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.