São Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Raí elogia inovações européias

HUMBERTO SACCOMANDI
DA REPORTAGEM LOCAL

O meia Raí, do Paris Saint-Germain, acredita que as novas normas do futebol europeu logo se tornarão mundiais.
Em entrevista à Folha, Raí disse que a iniciativa européia vai acabar enterrando a Lei do Passe brasileira, que vincula o jogador a seu clube.
(HuSa)
*
Folha - O que você acha das novidades no futebol europeu?
Raí - Sem dúvida, haverá uma revolução, que nós ainda mal podemos vislumbrar. A corte, que ultrapassa a Justiça esportiva, demonstrou que o livre mercado de trabalho é um direito humano. Essa é uma tendência universal e não poderia ser diferente com os jogadores de futebol.
Folha - Isso ameaça a Lei do Passe no Brasil também?
Raí - A tendência é acabar no mundo inteiro. A Europa tem um peso muito grande no mercado. Inicialmente, o preço do passe dos jogadores de outros países vai cair, pois os clubes europeus podem contratar jogadores daqui sem pagar nada.
Folha - Isso vai prejudicar os jogadores brasileiros?
Raí - Acho que vai ter repercussão no Brasil. Os clubes europeus vão pensar duas vezes antes de gastar muito dinheiro no passe de um brasileiro.
Folha - Essas medidas não favorecem o clubes mais ricos, com mais dinheiro para oferecer aos melhores jogadores?
Raí - Teoricamente, sim. Mas entre os clubes franceses não há mais o passe e, no ano passado, o Nantes, um clube relativamente pequeno, foi campeão. Ganhará quem formar uma equipe melhor, não quem gastar mais.
Mas não importa quem leva vantagem com isso. Não se pode coibir o princípio de liberdade de trabalho, porque algum clube ou país será prejudicado.

Texto Anterior: Futebol europeu se 'fecha' para o Brasil
Próximo Texto: O QUE MUDA NO FUTEBOL EUROPEU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.