São Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terremoto mata 7 e fere 18 na Indonésia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pelo menos sete pessoas morreram e 18 ficaram feridas num terremoto que registrou 7,5 graus na escala Richter (medida dos tremores) e atingiu a cidade de Biak, na Província de Irian Jaya (Indonésia)
Com sete graus de magnitude, um terremoto é considerado forte e capaz de causar danos extensos.
Com oito graus, é um grande terremoto, capaz de causar muitas mortes. Num terremoto que mede oito graus, chão se move dez vezes mais que num de sete graus.
O aeroporto internacional de Biak é usado para escalas nos vôos que seguem da Ásia para Los Angeles (EUA), mas não havia notícias sobre a presença de estrangeiros entre os mortos.
"Temos relatos de que sete pessoas morreram e 18 outras ficaram feridas. Muitos prédios, inclusive casas, igrejas e mesquitas foram danificados", afirmou um policial de Biak, situada 3.400 km a leste de Jacarta, a capital indonésia.
O terremoto também atingiu as cidades de Serui, Sarmi e Manokwari. O centro do terremoto, segundo meteorologistas, foi registrado no oceano Pacífico, 106 km a leste de Biak. O tremor ocorreu às 2h59 de ontem (em Brasília).
Segundo o policial, o terremoto provocou ondas de até dois metros de altura e danificou a torre do aeroporto da cidade. Um funcionário do governo afirmou, porém, que os corpos foram encontrados na cidade, e não nas áreas costeiras.
A Agência Meteorológica do Japão e sismólogos australianos também registraram o terremoto na parte ocidental da ilha da Nova Guiné, onde rebeldes separatistas mantêm 13 reféns, entre eles seis europeus.
Residentes de Irian Jaya afirmaram ter ficado alarmados com o terremoto e corrido de suas casas para fugir. "Ficamos todos chocados com o tremor e ainda estamos cautelosos", disse um morador.
O terremoto foi o mais forte a atingir a região neste ano. A Indonésia, parte do "círculo de fogo do Pacífico" é frequentemente atingida por terremotos.
No mês passado, ondas espalhadas por um terremoto que registrou sete graus na escala Richter mataram oito pessoas e danificaram mais de 400 casas nas ilhas Célebes, parte da Indonésia.
Mais de 2.000 pessoas morreram em dezembro de 1992, quando um terremoto de 6,8 graus atingiu a ilha das Flores, perto do balneário turístico de Bali.

Texto Anterior: EM RESUMO
Próximo Texto: Ieltsin é alvo de piadas em sua cidade natal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.