São Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 1996
Próximo Texto | Índice

Tábula rasa

No século 17, o filósofo inglês John Locke definiu a mente de um bebê como uma "tábula rasa", como uma folha de papel em branco, que seria marcada por impressões obtidas por meio das experiências e, a partir daí, surgiria o entendimento, a inteligência.
Neste século, com o avanço das ciências, notadamente a genética, surgiu uma tendência mais fatalista que afirmava que todas as características de um indivíduo já estão predeterminadas segundo a disposição de seus cromossomos.
Como mostra reportagem da revista norte-americana "Newsweek" datada de 19/2, as mais recentes pesquisas em neurobiologia sugerem que a mente humana se desenvolve num modelo que mistura as duas concepções. Parece claro que é a genética que determina as potencialidades de uma pessoa. Se ela nasce com um retardo mental congênito, não há experiência possível que a transformará num Einstein.
De outro lado, porém, existe um mecanismo pelo qual as experiências acionam os neurônios e desenvolvem as áreas especializadas do cérebro. Sem a experiência e a estimulação dos neurônios, o potencial genético se anula. Um exemplo experimental: tapa-se um dos olhos de um gato recém-nascido de modo que os neurônios que ligam seu olho ao córtex cerebral não recebam estímulos; mesmo depois de retirada a tampa, o gato jamais enxergará, pois os nervos necessários para o processo não foram acionados até seu tempo de maturação, também chamado de janela.
Cada habilidade específica tem uma janela diferente. As áreas do córtex ligadas à matemática e à lógica só podem ser acionadas entre o nascimento e os quatro anos. A linguagem, do nascimento aos dez. A habilidade musical vai dos três aos dez anos.
Como as habilidades específicas interagem com outras áreas de conhecimento, essas descobertas têm importante impacto sobre a educação. A música, por exemplo, estimula, além da área musical do cérebro, a capacidade de percepção visual, o que a torna menos "inútil" do que querem alguns.
Também no caso das línguas estrangeiras, a melhor idade para começar a aprendê-las é por volta dos 10 anos, e não apenas no segundo grau, como se costuma fazer.
Prestar atenção nessas pesquisas pioneiras na hora de pensar o ensino pode ser extremamente útil para que os alunos não deixem a escola como "tabulae rasae".

Próximo Texto: Infame
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.