São Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 1996
Próximo Texto | Índice

Novo Chevrolet Vectra chega em março

LUCIANO SOMENZARI; SÉRGIO RODRIGUES TORRES; EVANDRO MAGNUSSON FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A General Motors praticamente concluiu os testes do novo Vectra. O carro será apresentado ao público entre os dias 14 e 17 do próximo mês, no Rio de Janeiro (RJ). A Folha flagrou o primeiro grande lançamento da GM para este ano sem disfarces, em testes finais numa estrada do interior de São Paulo.
Externamente, o novo carro é igual ao Opel Vectra que foi apresentado no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro passado.
As mudanças são bastante sensíveis, principalmente na traseira, mais alta, que traz lanternas maiores e envolventes.
Além do desenho externo, totalmente remodelado, o grande trunfo que a montadora utilizará para alavancar as vendas do carro será o anúncio da inclusão do airbag.
A GM deverá ser o segundo fabricante nacional a anunciar o equipamento de segurança -uma bolsa de ar que se infla instantaneamente à frente do motorista em caso de colisão frontal.
Na semana passada, a Fiat antecipou-se e apresentou o Tipo 1.6 mpi, que está sendo fabricado no Brasil, equipado com o airbag (leia reportagem na página 7-8).
Se no país o airbag é novidade, na Europa e nos EUA o equipamento está presente em quase todos os modelos há pelo menos quatro anos.
Flagrante
As fotos mostram claramente as mudanças sofridas pelo Vectra. Na frente, os faróis tornaram-se mais afilados e o capô passa a ter uma espécie de vinco transversal.
A entrada de ar -abertura para auxiliar o sistema de refrigeração do motor- fica logo abaixo do pára-choque, agora na mesma cor da carroceria. Trata-se de uma abertura "boca de tubarão".
O Vectra de teste flagrado pela Folha ostentava o logotipo da Opel alemã -subsidiária da GM na Europa- para confundir.
Pela fotos, é possível dizer que o porta-malas ficou maior e o interior do veículo também ganhou mais espaço para os ocupantes.
O novo Vectra poderá ter quatro versões -atualmente há três. A princípio haverá as versões GLS, com motor 2.0, e CD, também 2.0 e 16 válvulas.
Além dessas, uma versão com poucos equipamentos, a GL, deverá gradativamente substituir o Monza (leia texto abaixo).
Outra, mais equipada, usará motor 2.5, de seis cilindros em V e 170 cavalos-vapor de potência, a mesma já rodando na Europa.
A versão atual mais potente do Vectra é a esportiva GSi, também com motor de 16 válvulas, que tem 150 cv.

Colaboraram Sérgio Rodrigues Torres e Evandro Magnusson Filho, free-lances para a Folha.

Próximo Texto: Modelo substitui Monza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.