São Paulo, segunda-feira, 19 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Índice

QUEM ESCOLHEU

Acabou a Segunda Guerra Mundial
1. Jorge Amado, 83, escritor
José Sarney, 65, presidente do Senado (PMDB-AP)
André Franco Montoro, 79, deputado federal (PSDB-SP): "Foi de dar pulos de alegria. Lembro das manchetes. Eu estava saindo de uma aula na PUC-SP. Tinha acabado de dar uma aula sobre Justiça, dizendo que ela era o caminho da paz."
Mário Lago, 84, ator: "Foi uma tremenda sensação de alívio. Imaginei que não se derramaria mais sangue. Infelizmente, ficou só na notícia. As guerras continuaram."
Boris Fausto, 65, historiador
Dias Gomes, 73, escritor -

Presidente Kennedy é assassinado em Dallas
2. Tarcísio Meira, 62, ator: "Como a violência tinha chegado ao homem mais poderoso do mundo, gerou uma insegurança muito grande nas pessoas."

Cientistas isolam vírus da Aids em laboratório
3. Ney Latorraca, 51, ator: "Serviu como prato cheio para o moralismo e o preconceito. A notícia mais marcante até o final do século será a cura."

Israel assina acordo de paz com palestinos
4. Henry I. Sobel, 52, presidente do Rabinato da Congregação Israelita Paulista

Alemães acabam com o Muro de Berlin
5. Ivan Izquierdo, 58, professor-titular de bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: "Tive a sensação clara de que estava terminando uma época e começando outra. Foi um divisor de águas, marcou a vitória do Ocidente na Guerra Fria"

Deputados afastam Collor do governo
6. José Dirceu, 49, presidente nacional do PT
Lindberg Farias, 26, deputado federal (PC do B - RJ)
Gláucia de Souza Holanda Burghi, 27 (gestante com cesariana marcada para hoje): "Eu não queria acreditar naquilo. Achava que nunca aconteceria."

Com um tiro no coração, Getúlio Vargas suicidou-se em 23 de agosto de 1954
7. Barbosa Lima Sobrinho, 99, presidente da ABI (Associação Brasileira de Imprensa)
Antonio Delfim Netto, 68, deputado federal (PPB-SP): "A notícia já tinha sido dada pelas rádios, mas as páginas do jornal, com as fotos e a cobertura da tragédia no palácio, continham todos os ingredientes de uma tragédia grega. Prenunciavam o fim de uma era e iniciava-se um período de grandes incertezas."
Jorge Pinto, 76, jornaleiro há 63 anos

Cerca de 300 mil pessoas lotaram, sob chuva, a praça da Sé em 25 de janeiro de 1984 para defender a restauração das eleições diretas para a presidência da República
8. Dante de Oliveira, 45, governador do Mato Grosso (PDT)
Luiza Erundina, 61, ex-prefeita de São Paulo (PT)

Terminaram 10 anos de vigência do AI-5
9. Fernando Henrique Cardoso, presidente da República (PSDB): "Era o primeiro passo para a reconquista das nossas liberdades democráticas. O caminho foi duro, custou vidas e levou anos."
Antonio Ermírio de Moraes, 67, superintendente do grupo Votorantim

Morrem 16 em incêndio am São Paulo
10. Antonio Ferreira Alves, 50, gráfico, supervisor de impressão, há 29 anos na Folha

Quatro mil aplaudem SBPC
11. Dom Paulo Evaristo Arns, 74, cardeal-arcebispo de São Paulo: "Na época, eu tinha 56 anos e lutava pela liberdade de pesquisa e expressão no Brasil, o que era negado à SBPC."

Fidel Castro toma Havana
12. Sérgio Henrique Ferreira, 61, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e presidente da SBPC: "Depois dessa notícia eu achei que começava a surgir a história contemporânea do Brasil. Eu pensava 'O que será da América Latina agora?'".

Fã atira em John Lennon
13. Nando Reis, 33, baixista dos Titãs

Pelé ergue a taça Jules Rimet
14. Rivelino, 50, camisa 11 da seleção brasileira de 1970: "Eu desmaiei. Não é qualquer atleta que pode sentir isso na pele. Foi maravilhoso."

O homem chega à Lua pela 1ª vez
15. Marco Maciel, 55, vice-presidente da República (PFL)
Renato Mezan, 45, psicanalista: "Eu tinha 18 anos e fiquei deslumbrado com a idéia. Parecia que, depois da Lua, o resto do universo estava à mão."
Carla Camuratti, 34, atriz e diretora de cinema
Goffredo da Silva Telles Júnior, 80, advogado, professor emérito da USP -

Texto Anterior: 'Júri' escolhe as 15 notícias mais marcantes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.