São Paulo, segunda-feira, 19 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moradores de Jacarepaguá são retirados de suas casas

Prefeitura promete fornecer novos terrenos às famílias

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Cerca de 600 barracos construídos em área de risco na favela da Cidade de Deus (zona oeste do Rio) foram derrubados ontem pela Prefeitura do Rio. Os moradores, segundo a prefeitura, receberão novo terreno.
A Cidade de Deus foi uma das regiões mais atingidas pelo temporal da semana passada no Rio, quando morreram 28 pessoas em Jacarepaguá, onde fica a favela. Ontem, mais um corpo foi encontrado na região.
Moradores da Cidade de Deus estão abrigados em escolas do bairro. Os 1.700 moradores do trecho mais atingido da favela, conhecido como Novo Horizonte, serão instalados em terreno cedido pela prefeitura dentro de dez dias, segundo o subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Eduardo Paes.
Foram utilizados tratores e escavadeiras para derrubar os barracos. Caminhões da prefeitura transportavam os móveis dos favelados para um depósito improvisado.
Natanael Pereira, funcionário de um supermercado, perdeu o irmão -que morreu afogado- e o barraco. Ele diz que ainda há 30 pessoas desaparecidas naquele trecho da favela, que continuava com grandes áreas alagadas até ontem.
A prefeitura está mantendo a localização do terreno a ser cedido sob sigilo, para evitar invasões. Isto está causando tensão entre os desabrigados, que temem ser esquecidos pela administração municipal.
O movimento Viva Rio recebeu cerca de 75 toneladas de doações, nos três últimos dias, para serem distribuídas entre os desabrigados, vítimas da enchente da semana passada.
Segundo os organizadores, medicamentos, água, fraldas, mamadeiras e colchonetes são os artigos mais necessários.
O Viva Rio está com um plantão telefônico para receber doações e trabalho voluntário, durante todo o Carnaval, das 7h às 22h. O número é 0800-262626. Há uma conta aberta no Banco do Brasil para receber doações em dinheiro: número 411600-3, agência 0001-9.

Texto Anterior: Presos fogem de delegacia
Próximo Texto: SP registra 43 homicídios entre sexta-feira e ontem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.