São Paulo, segunda-feira, 19 de fevereiro de 1996
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Fiat e GM apostam em novas fórmulas para atrair jovens

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Fiat e a General Motors estão usando fórmulas pouco convencionais para divulgar seus produtos. Nos dois casos, o principal alvo dessas iniciativas são os jovens.
A Fiat está apostando na música; a GM, no patrocínio exclusivo de um encarte de revista totalmente dedicado ao automobilismo.
No último fim-de-semana, começou a ser veiculada pelas emissoras de televisão uma nova campanha do Fiat Mille. São três filmes em que se procura relembrar o que seriam as vantagens do carro em relação a seus competidores.
Os três filmes têm como trilha sonora uma música, cuja letra não fala de carro nem cita a marca Fiat. A música, batizada de "Rumo Certo", descreve o que seriam os prazeres de se poder fugir de uma situação desagradável. Foi composta especialmente para a campanha, por encomenda da Leo Burnett Publicidade, a agência de propaganda da Fiat.
A música foi encomendada à Cordatoda, uma empresa que produz jingles e trilhas sonoras, informou Suzana Loyola, uma das sócias. A Cordatoda vendeu para a Fiat os direitos autorais da música por seis meses. O autor da música é Oswaldo Fagnani, ex-participante do grupo musical "Premeditando o Breque" e um dos sócios da Cordatoda.
Depois de pronta, a música foi gravada por um grupo de músicos organizado pela Cordatoda. A música foi, então, enviada para algumas rádios, pela Leo Burnett, segundo seu vice-presidente de criação, Carlos Chiesa.
As rádios foram informadas que a música seria, posteriormente, usada em um comercial. Não foi comprado espaço publicitário para que a música fosse tocada. Nas rádios onde ela foi divulgada, a Leo Burnett vai programar um anúncio da campanha do Mille.
São raros os casos em que a publicidade usou músicas especialmente compostas como um chamariz para anúncios, disse Chiesa. Ele acha que a música, em ritmo de reggae, vai ajudar a atrair a atenção dos consumidores jovens, dos universitários e recém-formados, que constituem uma larga parcela dos compradores do Mille.
A General Motors também quer atrair os consumidores jovens com sua iniciativa de bancar o patrocínio exclusivo de um encarte especial sobre automobilismo, que vai circular com a revista "Quatro Rodas" na edição de março.
Esta não é a primeira vez que um único anunciante compra todo o espaço publicitário de uma publicação. Em dezembro do ano passado, por exemplo, uma edição especial da revista "Exame" teve apenas um anunciante, o Bradesco. Esses casos são, porém, ainda pouco comuns no Brasil.
O encarte da "Quatro Rodas" terá 60 páginas, metade delas dedicada à Fórmula 1 e a outra metade, à Fórmula Indy.
A publicação pretende atrair leitores jovens, entre 18 e 39 anos, e com renda classificada como média e alta. A tiragem prevista é de 325 mil exemplares.
(CGF)

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