São Paulo, segunda-feira, 19 de fevereiro de 1996
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Estratégia muda para atingir consumidor

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

O perfil dos consumidores brasileiros está mudando, tornando mais difícil para os anunciantes atingir determinado público, como os adolescentes.
Mesmo o público que gasta muitas horas por dia assistindo televisão, tem agora mais opções, como os canais pagos. O número de assinantes desses canais ainda é relativamente baixo, mas está crescendo de forma rápida.
Esta é uma das razões para que a J. Walter Thompson, uma agência de publicidade de mais de 130 anos, esteja investindo pesadamente em tecnologia e treinamento de funcionários para usar as novas opções de divulgação disponíveis, como os canais de televisão por assinatura e a Internet.
"A Internet como canal de publicidade não é mais uma questão de se vamos usar ou não. Passou a ser uma questão de quando vamos começar a usá-la", afirma o presidente da Thompsom no Brasil, Roberto Leal, 53 anos.
A Thompson está criando vários anúncios para serem colocados na Internet. A grande dúvida é como fazer com que os usuários voltem ao anúncio dos seus clientes.
Uma simples listagem do que uma determinada empresa oferece, em termos de serviços ou produtos, por exemplo, seria pouco interessante. "Eu, como anunciante, tenho que seduzir você, para que volte a procurar meu anúncio."
O desafio da segmentação da mídia não é o único a ser enfrentado pelas agências de publicidade, na sua opinião. As necessidades dos clientes também mudaram.
Hoje, a pressão dos competidores é tão grande que as empresas estão em busca constante de eficiência, inclusive na propaganda.
Uma forma de maximizar os recursos alocados para publicidade seria adotar uma comunicação integrada, em que a agência de propaganda organiza todas as formas de comunicação com o público, incluindo embalagens, eventos, marketing direto, promoções e as campanhas publicitárias, diz Leal.
Em 95, essa forma de atuação fez a Thompson crescer 32% no Brasil, faturamento US$ 152 milhões e ultrapassando todos os escritórios da Thompson na América Latina.
(CGF)

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