São Paulo, segunda-feira, 19 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Computador terá hegemonia'

RUBENS LEME DA COSTA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os computadores dominarão o mundo do xadrez. A opinião vem dos cientistas, que estão empenhados cada vez mais em criar superprogramas.
Segundo o brasileiro Darcy Lima, 33, mestre internacional de xadrez, os programas não levarão muito tempo para estabelecer uma nova ordem na modalidade.
Darcy trabalhou com programas para xadrez em computador. Segundo ele, "jogadores como Kasparov e Karpov são os últimos que podem vencê-los. Depois deles, será praticamente impossível".
A primeira disputa entre homem e máquina aconteceu em 1978. O grande mestre internacional David Levy venceu uma aposta com os pesquisadores que afirmaram, dez anos antes, que a máquina venceria. Levy venceu por 3,5 a 1,5.
Com o aumento do espaço útil nos computadores, o avanço dos programas alcança níveis altos.
Em 1994 o programa Genius, usados em PCs, venceu em partidas rápidas, de 25 minutos, o então imbatível campeão mundial, Garry Kasparov.
Este tipo de programa encontra-se no mercado exterior por aproximadamente US$ 150.
(RLC)

Texto Anterior: Kasparov vence computador e fecha série de jogos em 4 a 2
Próximo Texto: Emerson abre o circuito oval carioca hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.