São Paulo, segunda-feira, 19 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kasparov vence computador e fecha série de jogos em 4 a 2

RUBENS LEME DA COSTA
DA REPORTAGEM LOCAL*

O campeão mundial de xadrez da PCA (Associação Profissional de Xadrez), o russo Garry Kasparov, venceu a disputa contra o supercomputador "Deep Blue" (Azul Profundo), por 4 a 2.
Após a derrota na primeira partida, que deixou o campeão extremamente irritado, Kasparov se recuperou e venceu a série.
Com as brancas, Kasparov venceu a sexta e última partida do desafio, em 43 lances e embolsou US$ 400 mil. "Deep Blue" ficou com US$ 100 mil, que serão divididos entre seus programadores.
Kasparov estava muito contente após sua vitória. "Estou plenamente satisfeito. Provei que o homem ainda será o melhor no xadrez por um bom tempo".
Seu rival, o russo Anatoly Karpov, também já teve êxito contra um computador, em 93. Em 94, Kasparov foi derrotado por um computador, mas no ano seguinte deu o troco, ao vencer o "Deep Thought" (Pensamento Profundo).
O líder dos programadores do computador, Chung-Jen Tan, afirmou que " Deep Blue" estava programado para fazer o impossível para vencer Kasparov.
"Kasparov é fantástico, mas o futuro será dos supercomputadores. E este momento está bem mais perto do que muitas pessoas imaginam", afirmou Tan.
Kasparov fez questão de elogiar os cientistas envolvidos no projeto. "Fizeram um excelente trabalho. Eles estão de parabéns".
O vice-presidente da Associação Internacional de Computador para Xadrez, David Levy, pioneiro em confrontos com computador (venceu a primeira disputa, em 1978) diz que o estilo de "Deep Blue" se parece com o de Robert Fischer (EUA), ex-campeão mundial.
Fischer perdeu o título mundial em 1975, após recusar-se a colocá-lo em disputa contra Karpov.
"Este programa joga rápido, com movimentos diretos, igualzinho a Bobby Fischer", diz Levy.

*Com agências internacionais

Texto Anterior: Sistema de sorteio gerou queixas dos torcedores
Próximo Texto: 'Computador terá hegemonia'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.