São Paulo, segunda-feira, 19 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irmãs lutam pelo topo do ranking de escalada

PATRÍCIA CERQUEIRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma loira de olhos verdes, 1,66 m de altura e 50 kg e que vive nas alturas é a mais jovem promessa da escalada esportiva brasileira, prática pouco conhecida da maioria dos brasileiros.
Aos 14 anos e treinando há pouco mais de sete meses, a paulistana Paloma Cardoso passou de aprendiz de lagartixa a ameaça à número um do ranking paulista da modalidade. Trata-se de uma disputa em família: a campeã é sua irmã Janine, 21.
"Ela tem um futuro exageradamente promissor no esporte", diz Ericson Cernawsky, 26, juiz do campeonato paulista de 95.
Sua última conquista foi a 1ª Copa de Escalada Squizz Challenge, em janeiro, em Santos (litoral sul de São Paulo). Em segundo lugar ficou Janine.
O campeonato mostrou que a disputa entre as irmãs Cardoso vai esquentar em 96.
"Ela atingiu um nível anormal de escalada para sua pouca idade", afirma Cernawsky. "Ótimos brasileiros escalam vias (caminhos) de oito graus. A Paloma já sobe as de sete."
Graus definem a dificuldade da via. Quanto maior o grau, mais difícil será a via.
A derrota para a irmã parece não incomodar Janine. "Apesar de conhecer o potencial dela, não alterei o meu treinamento. Ainda não me sinto ameaçada."
Segundo elas, é necessário ter equilíbrio, força, técnica e alongamento para escalar.
Paloma começou a se interessar pelo esporte porque seus irmãos, Alexandre e Janine, eram praticantes.
"No começo, ninguém a levava muito a sério. Aos poucos, conquistou seu espaço", diz Paulo Gil, da Academia 90 Graus, onde Paloma treina todos os dias, junto com a irmã.
Ela escala paredes das 19h às 23h, à tarde vai para o colégio e de manhã estuda em casa.
Alexandre, alpinista há dois anos, é o "treinador" das irmãs. "Ele nos ensina os posicionamentos corretos", diz Janine, que escala há um ano e meio.
Paloma só escalou em rocha uma vez. Foi na Pedra Grande, em Atibaia (65 km ao norte de São Paulo). "Quero ir mais vezes, mas meus pais têm medo."
Seu sonho é subir as paredes da Serra do Cipó (MG). "Mas ela necessitaria fazer um curso de sobrevivência para lidar com as situações usuais", diz Gil.
Escalar rochas exige muito preparo físico. É preciso caminhar até a rocha, levar todo o material (cerca de 4 kg) nas costas e ficar à mercê da natureza.
Mas a recompensa, quando se chega ao topo, vale o esforço.

Texto Anterior: Vídeo faz uma viagem ao mundo do skate
Próximo Texto: Ídolo dá alguns conselhos à fã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.