São Paulo, segunda-feira, 19 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frequência cardíaca máxima está relacionada com a idade da pessoa

KATHY WOLLARD

Sentado, assistindo TV, você respira 12 vezes por minuto e cada inspiração apanha duas xícaras de ar. Mas, em uma rápida caminhada, você respira 35 vezes por minuto, sendo oito xícaras de ar em cada respirada.
Com os pulmões cheios é difícil de entender porque nos sentimos sem ar cada vez que apertamos o passo. Mas lembre que o oxigênio deve cair no sangue e ser transportado para todo o corpo -para o coração, músculos e órgãos- para nos sentirmos com ar suficiente.
Quando você senta no sofá, cada uma das inspiradas de dois copos garante oxigênio suficiente para o sangue levar a todos os músculos.
Mas quando você corre, os músculos da perna, os maiores do corpo, necessitam de uma grande carga de oxigênio, o mais rápido possível. Mesmo as oito xícaras de oxigênio ou inspiradas mais profundas de ar não suprem o organismo rápido o bastante.
Para obter energia rápida, os músculos usam glicogênio, um combustível açucarado que armazenam. Sem oxigênio suficiente, os músculos não queimam completamente o glicogênio, deixando uma sobra de um produto chamado ácido láctico. Ácido láctico fica nas fibras dos músculos, deixando suas pernas como chumbo.
Se o coração não está bem condicionado para exercícios, não pode bombear o máximo de sangue. E se os músculos não estão acostumados com uma corrida, não vão ser muito bons em extrair oxigênio do sangue que recebem. O corpo vai pedir mais e mais oxigênio e você vai respirar com dificuldade.
Se você se sentir sem fôlego, respirando mal, provavelmente atingiu sua frequência cardíaca máxima. Essa taxa representa o mais rápido que seu coração pode bater e bombear sangue.
A taxa de descanso do coração está entre 60 e 80 batidas por minuto. Mas sua frequência cardíaca máxima é muito maior.
A média máxima que a frequência cardíaca pode atingir é fácil de calcular. Subtraia sua idade de 220. Para um garoto de 10 anos, o máximo é de 210 batidas por minuto, por exemplo. Para uma pessoa de 40 anos, é 180.
O número varia com a idade porque quanto mais velhos ficamos, menos flexível e elástico o coração e os outros músculos tendem a ficar.

PERGUNTAS PARA KATHY WOLLARD devem ser enviadas em inglês para: P.O. Box 4564, Grand Central Station, New York, NY, 10163.

Texto Anterior: 'Falta condicionamento físico'
Próximo Texto: ONDE SE ENCONTRAM AS COLINAS FLAMÍGERAS?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.