São Paulo, segunda-feira, 19 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Índice

ONDE SE ENCONTRAM AS COLINAS FLAMÍGERAS?

BILL PTIZER; EARLE HOLLAND

Na meseta da Mongólia, no norte da China, se encontram as Colinas Flamígeras, possivelmente a pedreira de restos fósseis de dinossauros mais rica do mundo inteiro. A rocha sedimentária dessa região foi se erodindo gradualmente ao longo dos séculos trazendo à superfície os ossos esbranquiçados dessas criaturas pré-históricas.
Na década de 20 uma expedição encabeçada pelo paleontólogo norte-americano Roy Andrew Chapman descobriu os primeiros ninhos intactos de ovos de dinossauros, inclusive alguns contendo embriões.
Foi a primeira expedição ocidental que se aventurou no vasto deserto de Gobi. Chapman tinha esperanças de demonstrar que a Ásia central era o local de onde todos os mamíferos se dispersaram para os cinco continentes. A chamada Expedição da Ásia Central passou quase cinco anos procurando fósseis e catalogando milhares de plantas e de animais.
Embora a descoberta de ninhos de ovos de dinossauros tenha fascinado o mundo todo, a maior descoberta de Chapman foi, a princípio, ignorada. Entre os milhares de restos fósseis encontrados nas Colinas Flamígeras havia sete pequenos crânios. Eram os restos de cinco classes de pequenos mamíferos que prosperaram na chamada Era dos Répteis.
Essa foi a primeira prova de que os mamíferos competiram com os dinossauros pelo controle do nosso planeta.

Texto Anterior: Frequência cardíaca máxima está relacionada com a idade da pessoa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.