São Paulo, segunda-feira, 19 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Stray Cats recriam rockabilly dos anos 50

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

Sinais de rebeldia no passado, topetes gomalinados, botas e jaquetas de couro se transformaram em símbolos de nostalgia. E não é de hoje.
Tanto que, no final da década de 70, três rapazes de Massapequa, perto de Nova York, resolveram investir em um túnel do tempo musical.
O guitarrista e vocalista Brian Setzer, o baixista Lee Rocker e o baterista Slim Jim Phantom criaram os Stray Cats. Viveram seus minutos de fama tocando rockabilly e fingindo estar nos anos 50.
Os Stray Cats foram o mais visível elemento de um revival nostálgico que produziu, por exemplo, o seriado "Happy Days", ambientado nos anos 50 -que a Rede Globo exibiu por aqui nas tardes de sábado.
No Brasil, a moda nos deu a trupe João Penca e Seus Miquinhos Amestrados, que, a despeito de algumas defecções, sobrevive até hoje.
O mesmo não aconteceu com o trio norte-americano. Os Stray Cats venderam três milhões de cópias do disco de estréia nos EUA, "Built For Speed" -uma compilação dos primeiros discos do trio, lançados na Inglaterra, onde estouraram inicialmente-, mas, hoje, achar um disco do grupo, seja aqui ou nos EUA, não é das tarefas mais fáceis.
É pena. Já que os Stray Cats tinham lá seus méritos -originalidade, entretanto, não era um deles...
O trio foi um dos primeiros grupos a conseguir utilizar a linguagem dos clipes na engatinhante MTV com os vídeos de "Stray Cats Strut" e "Rock This Town" -seus dois maiores sucessos.
Apesar da competência musical, dificilmente o trio teria sido catapultado para a parada de sucessos sem a MTV.
A coletânea "Back To The Alley" reconstrói a trajetória do trio. Abre justamente com os dois grande sucessos, emoldurados pela guitarra semi-acústica de Setzer.
O CD quase não traz baladas. Uma exceção é "I Won't Stand In Your Way", cantada à capela por Setzer. E tem apenas um registro ao vivo, a clássica "C'Mon Everybody".
Atestando a falta de prestígio atual da banda, o disco não traz nenhuma informação sobre as músicas, ou mesmo sobre o trio.

Disco: Back To The Alley -The Best of The Stray Cats
Artista: Stray Cats
Lançamento: BMG-Ariola
Quanto: R$ 20 (o CD, em média)

Texto Anterior: Zanotti interpreta antologia napolitana
Próximo Texto: Cinzas de vítima da Aids viram obra de arte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.