São Paulo, terça-feira, 20 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embrapa pesquisa cultivo sem venenos

DA REPORTAGEM LOCAL

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) pesquisa a produção de morangos sem fungicidas.
A pesquisa está sendo feita pelo CNPUV (Centro Nacional de Pesquisa em Uva e Vinho), da Embrapa, em Bento Gonçalves (RS), em parceria com o agricultor José Pasa, de Farroupilha (RS).
Ela prevê a substituição do uso de agrotóxicos pelo controle biológico no combate ao mofo cinzento, doença causada pelo fungo Botrytis cinerea.
O mofo cinzento é a única doença importante que ocorre nas estufas plásticas.
A doença ataca folhas, flores e frutos do morangueiro, reduzindo o período de venda do fruto e requer a aplicação de fungicidas.
Entre os microorganismos pesquisados para uso no controle biológico da doença, o que se mostrou mais eficiente foi o fungo Gliocladium roseum.
O microorganismo ocupa folhas e flores do morangueiro mais rápido que o fungo Botrytis.
O próximo passo da pesquisa, segundo a pesquisadora Rosa Maria Valdebenito-Sanhueza, da Embrapa, será a distribuição na região produtora de Farroupilha do fungo Gliocladium.
Isso permitirá o uso em larga escala do controle biológico nas plantações de morango em estufa, local mais recomendado para o cultivo do fruto, a fim de diminuir a incidência de doenças e pragas.

Texto Anterior: País deve perder R$ 250 milhões em soja
Próximo Texto: Safra pode recuperar o mercado de leilões rurais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.